Touro de rodeio é avaliado em mais de R$ 1 milhão em Mato Grosso

O touro Carga Explosiva entrou pela primeira vez no top 10 dos melhores touros do Brasil, na semana passada, conforme o ranking divulgado pela Confederação Nacional de Rodeio (CNAR). O animal que entrou no seleto grupo pertence à companhia ATF localizada em Lucas do Rio Verde.

O astro dos rodeios mato-grossenses é conhecido pelo seu desempenho regular, conquistando até o momento em todas as suas saídas nota acima dos 45,5 pontos. O animal apresenta o pacote completo nas avaliações dos juízes com coice, pulo e giro, trazendo um alto grau de dificuldade para os cowboys.

Na primeira noite da Exporriso, neste ano, o animal perdeu sua invencibilidade e foi vencido por 8 segundos pelo cowboy John Caliton de Nova Xavantina. O bom desempenho do peão e do atleta de pulos projetou uma nota de 91,50. Na terceira noite do evento, os dois se reencontram e dessa vez o touro levou a melhor com uma nota individual de 46,5, conquistando um feito inédito em Mato Grosso. As duas apresentações em Sorriso renderam a fivela de melhor touro da festa.

No dia a dia, longe das arenas, o animal descansa e recebe uma preparação especial, conforme relata ao Só Notícias, Fábio Augusto Taparello, proprietário do da companhia ao lado do irmão Andrei Taparello. “Passa por rotina de exames para saber como ele está. Cada touro recebe uma alimentação balanceada, silagem, ração própria para touros de pulo, tem sombras e estruturas protetoras do sol, revestida com manta térmica para refrescar. Além do pasto sempre bem verde à vontade”.

Além da alimentação e saúde, o tropeiro também explica outros cuidados no dia a dia com os animais. “Eles fazem exercício como atletas, treina em casa bem pouco, pula mesmo somente rodeio. Sempre tem um veterinário a disposição, e um caminhão próprio com borracha para onde eles pisam. Ele (touro Carga Explosiva) vai sozinho na repartição dentro do caminhão. No pasto, tem câmera para monitorar. A gente sempre procura estar cuidando todos os detalhes”, acrescentou.

Devido ao grande desempenho nas arenas, Fábio explica que já recebeu propostas para vender o animal na faixa de R$ 1 milhão e também atualmente é o único touro de Mato Grosso que possui um patrocínio exclusivo de uma empresa. “É um touro que nunca foi avaliado com menos de 45,5 pontos. É o touro mais famoso da atualidade de Mato Grosso, ele impõe respeito e é o melhor que já pisou em Mato Grosso. É um touro de muito valor”, explica.

O tropeiro explica que o animal está na fazenda desde garrote (filhote) e atualmente é realizado um trabalho de genética do animal. “O sêmen é coletado, ele já tem alguns filhos dele e daqui a alguns dias vão ser testados também”, concluiu.

Fonte: Só Notícias/Kelvin Ramirez

COMPARTILHE!