Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Batalhão Ambiental realiza primeiro curso de Operações Fluviais para policiais militares

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) deu início, na manhã desta terça-feira (30.04), ao primeiro Curso de Operações Fluviais (COPFLU) da instituição, com objetivo de capacitar os militares para a realização de operações policiais nos rios e lagos no Estado. Participam do curso policiais militares de Mato Grosso, de Roraima e do Acre. 

Mato Grosso é um dos Estados brasileiros com maior volume de água doce no mundo, sendo permeado por aproximadamente 131 rios, além de lagos e lagoas de grandes extensões, que somam forças a três importantes bacias hidrográficas: Bacia do Paraguai, Bacia Amazônica e Tocantins-Araguaia.

O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, explica que o curso terá duração de seis semanas e que neste período os militares receberão conhecimentos que abrangem técnicas de flutuação, natação, abordagem em embarcações, além de aperfeiçoamento no patrulhamento tático e ostensivo. 

Por causa das peculiaridades da região, os rios mato-grossenses são utilizados, em alguns pontos, como vias de transporte por moradores ribeirinhos. Há ainda o desenvolvimento de atividades econômicas, tais como extração de minérios e pesca profissional, e atividades de lazer, como passeios de barco, lancha, jet-ski ou pesca amadora.

“Não bastante, diante de toda essa movimentação, percebe-se a necessidade da presença dos policiais militares em nossas vias fluviais para combater crimes ambientais, crimes de natureza fronteiriça e para preservação da ordem pública em locais de difícil acesso. É de extrema importância a necessidade de capacitação específica para realização de operações de natureza fluvial, sendo imprescindível que o policial militar tenha habilidade mínima de natação utilitária, noções básicas de funcionamento e manutenção de motores, conhecimento de nós e amarrações, e afins”, explicou o comandante do Batalhão Ambiental.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, enalteceu a importância do novo curso da instituição, que visa aperfeiçoar a capacidade técnica e profissional dos policiais militares nas mais diferentes frentes do trabalho do policiamento ostensivo e prático. Além disso, Mendes desejou boas-vindas aos militares de outros Estados, destacando que a Polícia Militar de Mato Grosso é referência no país nos importantes investimentos por parte do Governo do Estado, no trabalho exemplar e na qualificação dos militares. 

“Celebramos não apenas o início de um curso, mas também o lançamento de uma nova etapa na consolidação de uma doutrina de policiamento fluvial em Mato Grosso. Essa jornada nos conduzirá por territórios muitas vezes isolados, desafiando-nos a policiar, proteger e preservar os tesouros naturais do nosso Estado. Tenho muito orgulho da nossa Polícia Militar e pelos importantes feitos já realizados, desde termos os melhores equipamentos de trabalho à importância da qualificação e valorização da vida”, finalizou coronel Mendes.

Fonte: PM MT – MT

O post Batalhão Ambiental realiza primeiro curso de Operações Fluviais para policiais militares apareceu primeiro em Portal MT.

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE