Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Vini Jr, Rodrygo, Mbappé… o que será da ponta esquerda do Real Madrid?

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!
Vini Jr, Rodrygo, Mbappé… o que será da ponta esquerda do Real Madrid?Foto: Reprodução

O Real Madrid segue em ritmo forte neste fim de temporada. Líder do Campeonato Espanhol, o clube merengue sonha em conquistar sua 15ª Liga dos Campeões da Europa e, enquanto vive a expectativa para o duelo das quartas de final contra o Manchester City, daqui uma semana, já começa a vislumbrar um possível “problema” em sua ponta esquerda.

O brasileiro Rodrygo foi o grande destaque da última partida, com dois gols diante do Athletic Bilbao pela liga espanhola, jogando justamente no flanco esquerdo, na vaga do suspenso Vinicius Jr, titular absoluto do setor. O ex-jogador do Santos revelou que rende melhor neste lado, que também costuma ser ocupado pelo craque francês Kylian Mbappé, do PSG, principal alvo do clube na próxima janela de transferências. Como o técnico Carlo Ancelotti distribuirá tanto talento em campo?

Na temporada 2024/2025, o Real Madrid terá ainda outro badalado reforço: o também brasileiro Endrick, do Palmeiras, que costuma atuar mais pela direita ou centralizado. Caso a chegada de Mbappé ((dada como certa pela imprensa espanhola se concretize, o astro francês ou Vinicius Jr. terão de ser deslocados de posição, pois ocupam exatamente o mesmo espaço, conforme mostram os mapas de calor abaixo, da plataforma Sofascore.

Para aumentar ainda mais a concorrência, Rodrygo também tem preferência por atuar no setor. Depois da vitória sobre o Athletic de Bilbao, por 2 a 0, no último domingo, 31, no qual brilhou intensamente na vaga de Vinicius Junior, o camisa 11 não escondeu sua predileção: “É verdade que ali na esquerda vou melhor. O estilo da equipe favorece quem joga na esquerda. Fui muito bem e quero ir também pela direita. Já jogava bem, mas os gols não saíam”, afirmou Rodrygo ao jornal El País.

A fala do brasileiro esquentou ainda mais a expectativa pela possível disputa com Mbappé no futuro. “Acho que está próximo [de ser contratado] porque é o que dizem os jornalistas, confio em vocês! Mas não sei o que está acontecendo. Será um problema feliz para o técnico.”

Ancelotti também falou sobre a questão e deixou claro sua ideia de manter Rodrygo na direita. “Para mim, ele [Rodrygo] é bom em todos os lugares, embora as pessoas digam que ele joga melhor na esquerda. Vale lembrar que ele marcou dois gols jogando pela direita em uma semifinal da Liga dos Campeões. Ele é um grande atacante que às vezes não acerta, mas isso é normal.”

As falas do atacante merengue sobre o Real Madrid favorecer um jogo pelo lado esquerdo vai ao encontro das estatísticas. Segundo mapas de calor do Sofascore, os três destaques ofensivos do time têm muitas ações em zonas parecidas.

Ainda que escalado como um jogador da direita para o meio, Rodrygo, pela característica de aproximação e pouco posicional do time, acaba atuando bem próximo a |Vini. Nesta temporada, com essa função, são 15 gols feitos e oito assistências em 42 jogos.

Brilhando com 18 gols e seis assistências em 28 jogos, Vini Jr. tem menos a característica de inverter o lado. Em seu mapa de calor, é possível ver que maior parte das jogadas aconteceram pela esquerda, com muitas chegadas à linha de fundo adversária. Até mesmo Jude Bellingham, que ocupa a função de meia-atacante mais centralizado, tem ações com concentração no setor.

Destaque do PSG, Mbappé já compôs um outro badalado trio de ataque. Entre 2021 e 2023, o francês dividiu protagonismo com Lionel Messi e Neymar. Muitas vezes escalado centralizado, acabou sendo o de maior destaque entre os três, mas não conseguiu os grandes êxitos esperados.

Fonte: www.canalrural.com.br
O conteúdo acima foi originalmente publicado no CanalRural e indexado ao Alta Notícias

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE