Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Sesp entrega 91 câmeras do programa Vigia Mais MT para a Prefeitura de Cáceres

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) entregou, nesta quarta-feira (03.04), 91 câmeras do programa Vigia Mais MT à Prefeitura de Câceres (225 km de Cuiabá). A entrega foi feita ao vice-prefeito do município, Odenilson José da Silva.

Para o maior município da fronteira de Mato Grosso (90 mil habitantes) com a Bolívia, sediado no Pantanal, o protocolo do convênio firmado com o Governo do Estado prevê a instalação de 420 equipamentos de videomonitoramento em segurança pública.
 
Sob a orientação e o assessoramento da equipe técnica do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), a prefeitura já começa a instalar o primeiro lote de equipamentos.
  
O vice-prefeito Odenilson da Silva destacou a importância das câmeras para a região urbana e área de fronteira. “O sistema de câmera é um sistema que já está bem validado. Os cidadãos usam dentro de suas casas. Então, quando o setor público possibilita levar as câmeras às ruas, como o Governo do Estado está fazendo, é porque o sistema foi testado, comprovando sua importância no auxílio à segurança pública”, assinalou.

Na avaliação dele, a instalação das câmeras em Cáceres trará benefícios não somente à população local ou de Mato Grosso, mas do país. ”Nós, dos municípios, temos a corresponsabilidade de cuidar da fronteira. Pela fronteira entram pessoas de bem, graças a Deus, essas são a maioria, mas também entram ou saem pessoas que não tão boas assim, que estão envolvidas ou praticando crimes”, observou.

A chegada das câmeras do Vigia Mais em Cáceres, de acordo com o vice-prefeito, vai além da preocupação dos crimes de fronteira. “A gente quer a segurança da população porque uma população segura, com certeza, é muito mais feliz”, completou.

O superintendente do Ciosp-MT e coordenador do Vigia Mais MT, delegado Cláudio Álvares, disse que Cáceres é um município estratégico para a segurança da fronteira, especialmente na prevenção e repressão aos crimes tráfico de drogas e roubo de carros. De acordo com o ele, 80% dos municípios que que fazem fronteira ou estão na linha fronteiriça já aderiram ao Vigia Mais.

Ao vice-prefeito de Cáceres, o coordenador explicou sobre os modelos e funcionalidades das câmeras que o Estado, por meio da Sesp, está cedendo aos municípios e outros entes que querem se tornar parceiros do videomonitoramento em segurança pública.

“Temos as OCR’s, por exemplo, que são as câmeras que fazem leitura de placas de veículos e permitem o cruzamento de dados e informações para saber se são roubados e furtados. Também tem as câmeras fixas e dos modelos speed domes, com zoom de aproximação da imagem e outros recursos”, pontuou.

No caso da fronteira, Cláudio Álvares lembrou que, além das parcerias com as prefeituras e outras entidades, a Sesp fez convênio com a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) para monitoramento fiscal, e cedeu câmeras ao próprio Grupo Especial de Fronteira (Gefron) para reprimir crimes de tráfico de droga, roubo de carros e outros.

As imagens captadas são acompanhadas pelo Ciosp e pelos policiais que atuam em atividades operacionais em cada região por meio de aplicativo baixado no celular.

O vice-prefeito veio a Cuiabá acompanhado do comandante do 6º Comando Regional de Cáceres, coronel PM Ottoni Cezar, e da assessora de convênio da prefeitura, Gesica Chaika da Silva.  

Nesta semana, a Sesp também entregou sete câmeras ao município de Reserva do Cabaçal (387 km de Cuiabá). O procurador municipal, Reinaldo Henrique de Souza, representando o prefeito Jonas Campos Vieira, recebeu os equipamentos. 
 
“São equipamentos de extrema importância à segurança da população. Estamos na região é de fronteira, então o Vigia Mais é importantíssimo na prevenção e solução de crimes. A população reservense agradece ao Governo”, completou Reinaldo.
 

Fonte: Governo MT – MT

O post Sesp entrega 91 câmeras do programa Vigia Mais MT para a Prefeitura de Cáceres apareceu primeiro em Portal MT.

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE