Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Seduc alerta gestores escolares sobre prazo para retificação de dados do censo 2023

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) alerta aos gestores escolares que o Sistema Educacenso-Inep abriu o prazo para conferência, ratificação e retificação de eventuais erros nas informações prestadas pelas escolas referentes aos estudantes durante o Censo Escolar da Educação Básica 2023.

As unidades escolares têm até o dia 15 de abril para inserir os dados, conforme determina a Portaria N°. 73/2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O censo escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica no país. Os dados coletados no levantamento servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

O levantamento também auxilia na compreensão da situação educacional no Estado e no acompanhamento da efetividade das políticas públicas, uma vez que são apuradas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, estudantes, gestores e profissionais em sala de aula.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, orienta que os gestores precisam checar, validar ou corrigir eventuais erros relacionados à Situação de Rendimento ou Movimentação dos estudantes declarados na Matrícula Inicial de 2023, pois, a exatidão é importante para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

“A retificação dos dados deve ser feita por todas as escolas públicas municipais, estaduais e federais, além das escolas privadas de Mato Grosso. Nessa etapa, são preenchidos os dados sobre a movimentação dos estudantes, caso tenham sido transferidos ou deixado de frequentar as aulas, por exemplo, além do rendimento de aprendizagem no ano letivo de 2023”, pontuou o secretário.

Segundo Rodrigo Jacob, coordenador do Censo Escolar da Seduc, a disponibilização dos relatórios por escola no módulo Situação do Aluno, contendo os dados finais de rendimento e movimento escolar, está prevista para o dia 10 de maio.

“A divulgação dos indicadores de rendimento escolar no portal do Inep também está prevista para 10 de maio”, disse, ao reforçar que após o encerramento das retificações, é importante imprimir o recibo e os relatórios”, explicou Rodrigo.

Fonte: Governo MT – MT

O post Seduc alerta gestores escolares sobre prazo para retificação de dados do censo 2023 apareceu primeiro em Portal MT.

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE