Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Operação da Delegacia do Adolescente mira combate à violência contra a mulher e meninas

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A Polícia Civil, por meio das Delegacias Especializadas do Adolescente (DEA) de Cuiabá e Várzea Grande, deflagrou durante todo o mês de março a Operação Meninas Seguras, com foco no combate à violência contra mulheres e meninas, em alusão ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Ao longo da operação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e internação de adolescentes em conflito com a lei, além da apreensão de quatro menores infratores que respondem a procedimentos de atos infracionais no Juizado da Infância e Juventude, em Cuiabá e Várzea Grande.

Dentro dos trabalhos da operação, também foram realizadas várias atividades preventivas em escolas de Cuiabá, Várzea Grande e Acorizal.

Segundo a delegada titular da DEA de Cuiabá e Várzea Grande, Jozirlethe Magalhães Criveletto, as atividades nas escolas não se restringem apenas a palestras com alunos e alunas, sendo desenvolvido pela especializada os projetos Rodízio de Saberes, que tem como foco os estudantes e o Projeto Roda de Conversa, que abrange inicialmente orientações e troca de inforamções com professores das unidades de ensino.

O projeto busca capacitar os professores para entender e orientar os adolescentes no âmbito de diversos assuntos como violência sexual, gravidez na adolescência, bulliyng e ciberbulliyng, atos infracionais, medidas socioeducativas, a prática do esporte como mecanismo para prevenir vícios e manutenção da saúde física e mental, bem como, noções sobre Segurança Pública, para a compreensão dos tipos de Polícia e suas funções.

“Após passadas as orientações aos educadores da unidade escolar, a equipe de profissionais da DEA retorna à Escola para a efetivação do ‘Rodízio de Saberes’ junto às turmas de alunos, por meio de Rodas de Conversa, a equipe policial trabalha de forma dinâmica com cada turma, obtendo assim um maior resultado quanto ao aproveitamento e assimilação dos temas apresentados”, explicou a delegada.

Somente no mês de março, foram realizadas oito ações que contemplaram sete escolas estaduais: EE.Governador Júlio Strubing Muller (Várzea Grande), Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi, Escola Estadual Rafael Rueda, Escola estadual Cezina Botelho em Acorizal, Escola Estadual Ponce de Arruda no Distrito da Aldeia (Acorizal) Escola Estadual Vitorino Silva e Escola Estadual Tancredo Neves.

Planejamento Abril

No mês de Abril, as DEAs de Cuiabá e Várzea Grande continuam com o Projeto nas Escolas, principalmente nas áreas onde as incidências de Atos Infracionais são maiores.

Todas as escolas estaduais que desejarem conhecer o Projeto da DEA – “Rodízio de Saberes” nas escolas, podem encaminhar e-mail para a deacba@pjc.mt.gov.br

Fonte: Policia Civil MT – MT

O post Operação da Delegacia do Adolescente mira combate à violência contra a mulher e meninas apareceu primeiro em Portal MT.

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE