Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Museu de História Natural realiza 11º Encontro Indígena e atividades em comemoração ao aniversário de Cuiabá

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

O Museu de História Natural de Mato Grosso traz neste mês uma programação com eventos que celebram importantes datas para a população: o aniversário de Cuiabá (8 de abril) e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). Além das atividades e oficinas gratuitas, o espaço cultural ainda realizará a 11ª edição do Encontro Indígena, dos dias 17 a 19 de abril.

Para comemorar os 305 anos da Capital de Mato Grosso, o Museu oferecerá atividades como contação de histórias sobre mitos cuiabanos e oficinas de pintura e desenho, nos dias 7, 13, 20 e 27 de abril.  Também será aberta a exposição temporária ‘Urban Sketchers Cuiabá: Celebrando os 305 Anos da Cidade’, que apresenta desenhos e ilustrações de prédios e patrimônios históricos de Cuiabá. A mostra ficará aberta ao público entre os dias 7 de abril e 5 de maio.

O 11° Encontro Indígena, que reúne povos originários de todo Estado no Museu de História Natural, será realizado dos dias 17 a 19 de abril. O tema do evento será ‘Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições’, com rodas de conversa, oficinas de pintura corporal, vivências e outras atividades. A programação ainda será divulgada pela organização. Escolas e grupos interessados em participar podem fazer o agendamento diretamente com a equipe do Museu.

As inscrições são feitas via link disponibilizado na biografia do Instagram do Museu (@museuhistorianaturalmt), e as vagas são abertas às 17h das quartas-feiras que antecedem às atividades. As oficinas ocorrem aos finais de semana, pela manhã, na área verde do Museu.

Programação de eventos do mês de abril

6 de abril – Projeto Eu sou da Paz – com Silvana Nistal e Beatriz Berruska
Projeto da Sahaja Yoga, que oferecerá uma experiência com contação de histórias, relaxamento e exploração criativa com argila. Uma oportunidade para expressão, autodescoberta e bem-estar.
Horário: 9h às 11h

7 de abril – Contos atarracados da Baixada Cuiabana – com Danilo Barreto
Esta atividade, que celebra os 305 anos de Cuiabá, destaca a cultura local, por meio de mitos mato-grossenses que se entrelaçam com as vivências ribeirinhas. Além de conhecer contos da baixada cuiabana, os participantes também vão poder criar personagens por meio de atividades lúdicas e contação coletiva de histórias.
Horário: 9h às 11h

7 de abril – Urban Sketchers Cuiabá: Comemorando os 305 anos da Cidade – com curadoria de Isabel Araujo
Exposição temporária ‘Urban Sketchers Cuiabá: Celebrando os 305 Anos da Cidade’, que apresenta diferentes perspectivas dos patrimônios da cidade, ilustrados pelo coletivo Urban Sketchers Cuiabá. A exposição estará aberta gratuitamente ao público até 5 de maio de 2024.
Dia da inauguração: 07 de abril (domingo)
Horário: 14h às 15h
Sala de Exposição Temporária do Museu de História Natural de MT

13 de abril – Reutilização Criativa – com Cecilia Lozano
Na oficina, a doutora em Ecologia Cecilia Lozano apresenta noções de reutilização, e os participantes participam de uma atividade de criação de um quadro artístico usando sementes, folhas, areia, entre outros.
Horário: 9h às 11h

13, 20 e 27 de abril – Oficinas do Coletivo Urban Sketchers Cuiabá – Com Isabel Araujo, Camila Pereira e José Maria Andrade
Serão três oficinas, alinhadas com a exposição temporária do Museu, que celebra os 305 anos de Cuiabá. As atividades incluem técnicas de aquarela para sketcher em ambientes abertos, sketches em giz pastel oleoso e aplicação de hachuras nos sketches. 
Horário: 15h às 17h

17, 18 e 19 de abril – 11° Encontro Indígena
O tema é ‘Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições’, com rodas de conversa, oficinas de pintura corporal, narrativas indígenas e outras atividades. A programação completa ainda será divulgada.
Horário: 8h às 18h
Escolas e grupos interessados em participar podem fazer o agendamento pelos telefones (65) 3634-4858 e (65) 99686-7701.

20 de abril – Danças Circulares – com Danni Mello
As danças circulares têm como objetivo elevar a qualidade de vida das pessoas. Durante a oficina, os participantes serão orientados a dançar juntos, em círculos, internalizando os movimentos.
Horário: 9h às 11h

27 de abril – Hatha Yoga e Sahaja Yoga – com Amanda Cristie e Silvana Nistal
Neste dia, ocorre a tradicional aula gratuita de Hatha Yoga. Em seguida, haverá oficina de Sahaja Yoga, uma meditação de relaxamento e despertar da energia interior que leva ao bem-estar.
Horário: 8h às 11h

Serviço
O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.
Funcionamento: Quarta a domingo, das 8h às 18h.
Entrada para visitar exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Entrada gratuita aos domingos e feriados. Área verde, parquinho, café e atrações: gratuito.  

Inscrições para oficinas AQUI

Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt

Fonte: Governo MT – MT

O post Museu de História Natural realiza 11º Encontro Indígena e atividades em comemoração ao aniversário de Cuiabá apareceu primeiro em Portal MT.

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE