Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Museu de Arte Sacra abre exposição em homenagem ao artista plástico Sitó

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso inaugura no próximo dia 14 de abril a nova exposição temporária ‘A Arte em Memória de Sitó’, que reúne 36 obras do artista plástico Antônio Pereira da Silva, carinhosamente conhecido como Sitó. A mostra será aberta ao público às 10h, no espaço cultural, que é mantido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Esta exposição é uma homenagem à vida e obra de Sitó, que faleceu em 2012, aos 81 anos de idade, deixando um legado duradouro em nossa cultura. Mais do que um artista plástico, Sitó se destacava como um mestre multifacetado, transitando entre a escultura, marcenaria, pintura e projeção de instrumentos de cordas. Alma inquieta e movida pela criatividade, ele expandia continuamente suas habilidades, explorando diferentes áreas com paixão e entusiasmo”, explica o curador da mostra, Marcos Gontijo.

Entre as obras expostas estão esculturas, pinturas e instrumentos musicais, que integram o acervo de familiares e foram selecionados com a contribuição deles. “Essa abordagem permitiu exibir obras que possuem não apenas um significado afetivo e crítico social, mas também demonstram a vasta gama de técnicas dominadas por Sitó. O resultado é um panorama único que destaca a diversidade e a profundidade do seu trabalho”, explica o curador.

A expografia inclui recursos de acessibilidade, como audiodescrição, áudios com fonte ampliada, transcrição em braille e a presença de intérprete de Libras na abertura.

Reconhecido como um dos grandes nomes da arte Naif de Mato Grosso, Sitó ganhou vários prêmios e foi um dos artistas presentes na Bienal Naifs do Brasil, em 2012, com as obras Festa Cuiabana e São José Águas de Março.

Serviço
Exposição: “A Arte em Memória de Sitó”
Data de Abertura: 14 de abril, às 10h
Duração: 14 de abril a 04 de agosto de 2024
Localização: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Clóvis Hugney, nº 239, bairro Dom Aquino, Cuiabá
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h
Ingressos: R$ 5 (meia), R$ 10 (inteira). Gratuito para estudantes e professores de instituições públicas, guias de turismo, pessoas com deficiência, e menores de 5 ou maiores de 60 anos.
Contato e agendamentos escolares: (65) 3056-1373 / 99965-0319
Mais informações: @museudeartesacramt

Fonte: Governo MT – MT

O post Museu de Arte Sacra abre exposição em homenagem ao artista plástico Sitó apareceu primeiro em Portal MT.

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE