Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Defesa Civil de MT debate fortalecimento das políticas de prevenção em reunião nacional de gestores

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A Defesa Civil de Mato Grosso participou, nessa terça e quarta-feira (26 e 27 de março), da primeira reunião do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec) de 2024. O encontro, realizado no Espírito Santo, reuniu representantes dos estados para debater o fortalecimento das políticas públicas de prevenção e gestão de riscos, bem como casos de sucesso que podem ser replicados pelo Brasil.

“A reunião entre os gestores estaduais fortalece o sistema de defesa civil, pois alinhamos conhecimentos e estratégias voltadas a melhorar a proteção e defesa civil no Brasil. Com isso, Mato Grosso também sai fortalecido, uma vez que sedimentamos as relações entre os estados, o que é fundamental para um apoio externo em caso de grandes desastres”, destacou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, coronel BM César Brum.

A agenda no Espírito Santo contou com participação do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, que fez a abertura do evento, e do diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun, que apresentou as ações da Defesa Civil Nacional conduzidas pelo Cenad.

Durante os dois dias, os gestores discutiram protocolos nacionais de atuação da Defesa Civil, a necessidade de ampliação do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil e uma colaboração com o Banco Mundial para financiamento de ações de gestão de riscos e desastres. 

Os estados também frisaram a importância da cooperação entre as unidades de Defesa Civil para o fortalecimento da capacidade de resposta a desastres em todo o país. A colaboração e o intercâmbio de estratégias foram considerados essenciais para a eficácia do sistema nacional de Defesa Civil.

As discussões também envolveram a utilização de novas tecnologias no trabalho de monitoramento para prevenção a riscos e desastres. Foram apresentados dois casos de sucesso da Defesa Civil do Espírito Santo: o sistema Alerta ES, como ferramentas de integração das agências do Estado para monitoramento e emissão de alertas, e o Sistema Integrado de bases Geoespaciais do Estado (Geobases), que foi considerado um exemplo inovador da aplicação tecnológica para a gestão de riscos.

Ainda, os gestores conheceram o funcionamento do Centro de Inteligência de Defesa Civil do Espírito Santo, considerado um dos mais avançados do país.

“Foi uma agenda produtiva, na qual pudemos conhecer boas práticas que podemos replicar em Mato Grosso, colaborando na redução dos riscos de desastres”, ressaltou o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

O post Defesa Civil de MT debate fortalecimento das políticas de prevenção em reunião nacional de gestores apareceu primeiro em Portal MT.

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE