Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Birigui e Chizoba vibram com boa fase no Campeonato Francês de vôlei

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!
Birigui e Chizoba vibram com boa fase no Campeonato Francês de vôleiMais Esportes

O vôlei brasileiro está mostrando sua força no Campeonato Francês masculino 2023/2024 no momento decisivo da disputa pela taça. Victor Birigui, ex-Sesi e atualmente no Chaumont, entrou para a seleção do campeonato como um dos melhores ponteiros e teve grande atuação no primeiro confronto das quartas de final, que começaram na última terça-feira (26). Já Chizoba, do Nantes, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) e melhor oposto da temporada regular. 

O Chaumont, de Birigui, avançou na liderança e largou na frente do Paris, com vitória por 3 a 1, na terça-feira, na série melhor de cinco dos playoffs. O brasileiro foi o maior pontuador da partida, com 24 acertos e 65% de aproveitamento no ataque, e levou o prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP), em mais um capítulo de uma história especial que vem escrevendo no palco dos próximos Jogos Olímpicos.

Já o Nantes, que se classificou em segundo lugar, saiu atrás no confronto contra o Saint-Nazaire, por 3 a 1, apesar dos 15 pontos de Chizoba, outro que vem ganhando os holofotes no país. As equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira (3), ambas fora de casa.

Destaque do Chaumont, Birigui – que faz a sua primeira temporada na França – reforça a presença brasileira entre os melhores do torneio, demonstrando sua consistência e habilidade.

“Para mim, foi muito bom receber esse reconhecimento. Era algo que eu não esperava, mesmo fazendo uma excelente campanha. Acredito que o diferencial foi minha mentalidade e o meu jeito de treinar, estou desde o primeiro dia com muito foco em desenvolver meu voleibol, e coloquei como objetivo dar meu 100% todos os dias. Em todos os aspectos consegui evoluir um pouco nesta temporada”, afirma Birigui, em entrevista ao Team GM, empresa responsável pelo agenciamento de sua carreira há anos.

Diante do bom momento, o jogador de 24 anos deseja brigar por uma vaga no elenco da Seleção Brasileira que vai disputar os Jogos Olímpicos em Paris. Birigui já defendeu o time adulto brasileiro nas Copas Pan-Americanas de 2018 e 2023, quando terminou com a medalha de prata, e no Campeonato Sul-Americano de 2019, em que foi campeão.

“Uma das minhas grandes metas é ser campeão francês e, com certeza, voltar a vestir a camisa do Brasil, ainda mais em ano de Jogos Olímpicos. Afinal, já estou na França! Brincadeiras à parte, um dos meus maiores sonhos é ser campeão olímpico”, garante Birigui. 

Na primeira fase do Campeonato Francês, Chizoba marcou 498 pontos e terminou como o segundo maior pontuador. Aos 26 anos, o jogador, que atua na França desde 2019 e integra o Nantes desde 2022, recebeu o reconhecimento de MVP e melhor oposto não apenas pelo ótimo desempenho ofensivo, mas também pela liderança e contribuição para o desempenho coletivo. É o segundo ano consecutivo que ele ganha os destaques – em 2022, ainda foi o maior pontuador.

“Desta vez, foi uma surpresa. Realmente não estava contando com isso e não era uma prioridade. Mas acho que foi merecido, jogamos bem na Copa da Europa, estamos na final da Copa da França, e terminamos a fase regular do Campeonato Francês em segundo com a mesma quantidade de vitórias que o primeiro colocado. Resultados coletivos influenciam os prêmios individuais”, destaca Chizoba, satisfeito com o nível da competição e com a escolha feita na carreira de jogar no país, em mais uma negociação intermediada pelo Team GM. 

“A palavra que define a liga é equilíbrio. O nível é muito parelho do primeiro ao último colocado, o que torna cada rodada uma verdadeira batalha! O nível está subindo cada vez mais, com muitos jogadores de seleção vindo jogar aqui. Em grande parte pelo fato de que a França é a atual campeã olímpica”, completa o oposto.

Fonte: www.canalrural.com.br
O conteúdo acima foi originalmente publicado no CanalRural e indexado ao Alta Notícias

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE