Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

5 curiosidades sobre o clássico Olympique de Marselha x PSG; onde assistir

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!
5 curiosidades sobre o clássico Olympique de Marselha x PSGFoto: Reprodução

A França vai parar por completo neste domingo, 31, para acompanhar a maior rivalidade do país. O Olympique de Marselha encontra o rival Paris Saint-Germain para o ‘Le Classique’ de número 107 da história. A partida válida pela 27ª rodada da Ligue 1 Uber Eats acontece no Velódrome, estádio que fica na cidade portuária ao sul do país. A bola rola às 15h45 (de Brasília) e contará com transmissão na televisão fechada da ESPN e do serviço de streaming Star+. Conheça a história e as curiosidades que formam a rivalidade do maior clássico francês:

ÚNICO CAMPEÃO EUROPEU

A idade e tradição das equipes reflete nos títulos. O Olympique de Marselha já foi a equipe mais popular do país e brilhou nos anos 90, quando se tornou o primeiro e até hoje único francês campeão continental. Em 1993, no estádio Olímpico de Munique, a equipe sulista superou o Milan em placar mínimo para conquistar o título da Champions.

O trio Reims, Saint-Étienne e Monaco já foram vice-campeões, assim como o maior rival PSG, mais recentemente.

O momento chegou. É dia de Le Classique! @PSGbrasil

pic.twitter.com/8fvXmHgggu

— Ligue 1 Português (@Ligue1_POR) March 31, 2024

MAIOR CAMPEÃO FRANCÊS

Se o Paris Saint-Germain ainda tem pesadelos com a Champions League, pelo menos no cenário local a equipe se tornou hegemônica. A equipe passou os tradicionais Olympique e Saint-Étienne para se tornar o maior campeão francês. São 11 títulos de campeonato contra nove do rival sulista. Destes, nove foram conquistados na última década.

Líder isolado na atual temporada, o PSG deve aumentar a galeria de troféus e se isolar ainda mais como o maior campeão francês.

FREGUESIA RECENTE

Antes ainda do encontro entre Olympique e PSG virar um clássico, logo após o surgimento da equipe parisiense, quem mandava no futebol francês durante os anos 70 eram os sulistas. Foram nove encontros até que o Saint-Germain conseguisse o seu primeiro triunfo.

No entanto, o cenário se inverteu por completo durante a última década. Desde a temporada 2010/11, em 26 confrontos do campeonato, o PSG conseguiu 19 vitórias contra apenas três do OM. Em 2012, o Paris Saint-Germain iniciou uma sequência positiva que duraria até 2019, com 20 jogos de invencibilidade entre todas as competições.

O Olympique de Marselha venceu seu último clássico na temporada passada, pelas oitavas da Copa da França. Na Ligue 1, o último triunfo aconteceu em 2020, fora de casa, no Parque dos Príncipes.

É HOOOOJE!

Le Classique. Praia do Leblon. Nenê. Não vai perder essa, vai?

Inscreva-se para assistir o #OMPSG AO VIVO ao lado do ídolo pic.twitter.com/HGJ3AmPWhg

— Ligue 1 Português (@Ligue1_POR) March 31, 2024

ÍDOLOS BRASILEIROS

A relação entre o PSG e o Brasil é muito forte. A começar pelo processo de modernização do clube, o meia-atacante Nenê foi exemplo da equipe por três temporadas. O zagueiro Thiago Silva ficou na capital francesa por oito temporadas e somou 23 títulos. Mais recentemente, Neymar não conseguiu ganhar a tão sonhada Champions, mas manteve de pé a hegemonia da equipe no cenário nacional.

Além dos quatro citados, Ronaldinho Gaúcho passou pelo PSG, assim como Maxwell, Alex, David Luiz, Leonardo e muitos outros. O trono de maior ídolo, no entanto, é de Raí. O ex-São Paulo ficou cinco anos na equipe e conquistou quatro títulos em uma época ainda distante.

Pelo Olympique, os ídolos brasileiros não foram tantos, ainda que muitos tenham vestido o uniforme azul e branco. Em 2000, por exemplo, Abel Braga foi técnico da equipe e levou atletas como Marcelinho Paraíba e Adriano Gabiru. O atacante Fernandão ficou na equipe durante três temporadas, mas sem grande destaque – foram somente oito gols. Mais recentemente, Luiz Gustavo integrou a equipe, assim como Lucas Silva e também o volante Gerson. O atacante Luís Henrique, ex-Botafogo, é o destaque brasileiro do elenco atual.

A FORÇA DAS TORCIDAS

O clássico movimenta as duas maiores torcidas da França. Centenário, e único campeão europeu do país, o Olympique de Marselha defendeu o posto de mais popular durante muito tempo. Ainda assim, a recente hegemonia nacional do PSG inverteu a ordem e hoje o time de Paris conta com a torcida da capital e região metropolitana.

OM ainda segue com a alcunha de mais popular, se não por ter a maior torcida, mas pelo menos contar com os aficionados mais fervorosos. A forma de torcer é reflexo dos cidadãos que formam as respectivas cidades. Marselha conta com uma população grande de norte-africanos, argelinos e marroquinos em sua maioria, e a diferença étnica é um elemento a mais na rivalidade.

A rivalidade entre as torcidas já resultou em inúmeros episódios de violência, com mais de 200 torcedores presos ao longo dos anos. Uma cena marcante, por exemplo, aconteceu em vitória marselhesa por 3 a 1, no Velódrome, quando torcedores parisienses jogaram objetos em chamas em uma tribuna do estádio, deixando feridos.

‘Le Classique’ Ligue 1 promove Olympique de Marselha x PSG em evento no Rio

Evento da @Ligue1_POR acontece no próximo domingo, dia 31 de março, no Boho Beach Bar, na praia do Leblon; saiba como participarhttps://t.co/MI228xCH48 pic.twitter.com/C3oVKbP0G7

— Placar (@placar) March 26, 2024

(mais…)

Fonte: www.canalrural.com.br
O conteúdo acima foi originalmente publicado no CanalRural e indexado ao Alta Notícias

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE