Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Nova York analisa proposta para remover estátuas históricas da cidade

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A administração da cidade de Nova York está considerando uma proposta que visa a remoção de certos monumentos históricos da cidade. A Comissão de Assuntos Culturais do Conselho, liderada por membros do Partido Democrata, realizará uma audiência pública nesta terça-feira para discutir o assunto.

A questão em foco envolve o passado controverso de algumas figuras históricas, como George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos e proprietário de escravos; Peter Stuyvesant, governador neerlandês e primeiro colonizador de Nova Iorque (na época, Nova Amsterdã), conhecido por suas atitudes antissemitas; e Cristóvão Colombo, cujas ações em relação às comunidades indígenas encontradas e à colonização violenta são consideradas problemáticas, entre outros.

Os críticos da proposta argumentam que isso representa uma tentativa desmedida de apagar a história e a cultura do país.

A próxima audiência da Comissão de Assuntos Culturais trata de uma legislação que exigiria que a Comissão de Design Público da cidade elaborasse um plano para remover obras de arte localizadas em propriedades da cidade. Isso se aplicaria a obras que retratam pessoas que foram proprietárias de escravos, diretamente beneficiaram da escravidão ou estiveram envolvidas em crimes sistêmicos contra povos indígenas ou outros crimes contra a humanidade.

Caso a comissão determine que uma estátua ou monumento homenageia uma pessoa que cometeu crimes contra a humanidade, mas opte por não removê-la, será exigido que seja adicionada uma “placa explicativa” que detalhe os delitos cometidos por essa figura histórica.

Leia Também: Na fila para tirar foto, homens brigam no alto da Pedra do Telégrafo

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/rss/mundo

Artigo extraído do site Notícias Ao Minuto

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE