Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Violência no campo será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

Violência no campo será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Almt) será o palco, nesta quinta-feira (31), às 9h, da audiência pública que debaterá os “Direitos Humanos e a Violência no Campo” no estado.

Requerida pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), a discussão é importante para trazer respostas sobre o assunto. “Precisamos promover o debate sobre a violência no campo e buscar soluções para esse problema que afeta diretamente as comunidades rurais, povos indígenas, quilombolas e demais grupos que vivem nessas áreas. Espera-se que, a partir dos debates que serão realizados durante a audiência, sejam elaboradas propostas e ações efetivas para garantir a proteção e a segurança desses grupos, bem como a preservação do meio ambiente”, explicou.

O parlamentar também lembrou que a audiência se faz necessária visto que as mortes devido às disputas de terras cresceram em 2022, em relação ao ano anterior. “Somente em 2022, 47 pessoas foram assassinadas em conflitos no campo, segundo levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Um crescimento de mais de 30% em relação a 2021. As tentativas de assassinato saltaram de 33 para 123 registros de um ano para o outro e as ameaças de morte chegaram a 206 casos. O número de conflitos no campo atingiu 2.018, o equivalente a um a cada quatro horas”, apontou Barranco.

O debate contará com a presença de quilombolas, camponeses, defensores dos direitos humanos, entidades públicas como o INCRA, MDA, Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT); além de representantes de secretarias de agricultura e sindicatos rurais de vários municípios do estado.

Barranco ainda destacou que os conflitos agrários no estado “vêm destruindo vidas, culturas e histórias, mergulhando o estado num caos social que não só atingirá a zona rural, mas também os centros urbanos”, fazendo referência à fome, que se agravará com os despejos e o impedimento da produção de alimentos das famílias camponesas”.

A audiência será realizada no Auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, às 9 horas.

Fonte: Pedro Velasco / Assessoria

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE