Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Vazio sanitário da sojá se inicia esta semana em Mato Grosso

Vazio sanitário da sojá se inicia esta semana em Mato Grosso
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

O período da proibição do plantio da soja em Mato Grosso começa na próxima quinta-feira e segue até 15 de setembro, conforme comunicado pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) em MT. O período, definido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), terá duração de 90 dias. Essa medida, anualmente adotada, é tomada para evitar a multiplicação da ferrugem asiática durante a entressafra, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

A coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea, Silvana Amaral, explica que o prazo definido do vazio sanitário ajuda a diminuir a incidência do fungo. Ela acrescenta que o tempo de três meses minimiza a quantidade de esporos de fungo causadores da ferrugem asiática e atrasa a ocorrência da doença na safra seguinte.

Nesta fase, o Indea também realiza fiscalizações nas propriedades, e se necessário coleta amostras para serem analisadas no Laboratório de Sanidade Vegetal. O produtor que descumprir a medida fitossanitária fica sujeito à multa e a realização de destruição das plantas vivas de soja.

Os efeitos diretos da ferrugem asiática na soja são o amarelecimento e o bronzeamento das folhas e sua queda prematura, impedindo a plena formação dos grãos. Quanto mais cedo ocorre a desfolha, menor é o tamanho dos grãos e menor o rendimento e qualidade do produto colhido.

Na safra de 2022 e 2023 foram cadastradas no Indea o total de 13,9 mil propriedades com plantio de soja, com área declarada de mais de 10,6 milhões de hectares plantados e o número de 8,3 mil produtores.

Fonte: https://www.sonoticias.com.br/category/agronoticias
Artigo extraído do site Só Notícias

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE