O Volkswagen ID.5 foi lançado oficialmente na Alemanha. O crossover de estilo cupê, baseado no ID.4, complementa a atual linha ID da marca germânica com adição da versão esportiva GTX, que reforça a proposta da marca e manter-se no segmento após a eletrificação.
Ralf Brandstätter, CEO da marca, diz:
“O ID.5 é elétrico, esportivo e elegante. Nosso coupé SUV premium com tração totalmente elétrica marca outro marco em nossa estratégia Accelerate”.
O chefão da VW afirmou ainda: “Ele oferece prazer de direção localmente neutro em carbono para um grupo de clientes exigentes.
Estamos entrando em um segmento de mercado totalmente novo com este modelo.”
Sobre o desenho, Jozef Kabaň, chefe da Volkswagen Design, explicou que a plataforma MEB tem saliências curtas e beneficiam os detalhes.
Ele explica: “É assim que conseguimos garantir um interior espaçoso, apesar da linha dinâmica do teto – isso simplesmente não era possível antes.”
Com 4,599 m de comprimento e 2,766 m de entre eixos, o ID.5 tem coeficiente aerodinâmico de 0,26, com o GTX (4,582 m de comprimento) tendo 0,27.
O crossover tem porta-malas com 549 litros, o que é um bom espaço para sua proposta.
O ID.5 tem bancos Top Sports com tecido especial, bem como cluster digital e multimídia com tela central maior, sendo o mesmo conjunto visto no ID.4.
Há também HUD opcional e o assistente pessoal “Hallo ID”, além de atualização OTA e iluminação interna com 30 cores.
No ID.5, há também a navegação inteligente com o We Connect, que permite rastrear pontos de recarga e monitorar o trânsito em tempo real.
O carro se comunica com a rede de tráfego via Car2X e tem informações de outros motoristas, relativos a ocorrências no trânsito.
Diferente do ID.4, o ID.5 inicia a carreira com motor elétrico de 174 cavalos e 31,5 kgfm na versão Pro, com a Performance Pro tendo 204 cavalos e o mesmo torque.
Nos dois, a máxima é de 160 km/h, com 0 a 100 km/h em 10,4/8,4 segundos, respectivamente.
Por fim, o esportivo GTX tem 299 cavalos combinados, com tração nas quatro rodas e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos com máxima de 180 km/h.
Este tem motor dianteiro com 109 cavalos e traseiro de 204 cavalos, mas a potência máxima menor é sustentada apenas por 30 segundos.
O ID.5 tem somente baterias de 77 kWh com autonomia de 520 km nas versões Pro e Performance Pro, mas no GTX fica em 480 km, todos no ciclo WLTP.
Num carregador de até 135 kW, o tempo de recarga de 30 minutos garante até 390 km extras. Vem? Vamos esperar para ver…
Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX 2022 – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen ID.5 é lançado oficialmente com versão esportiva GTX é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More