
Recentemente circulou a informação de que a Porsche terá uma linha de montagem em CKD ou SKD fora da Alemanha, algo inédito. Bom, nem tanto, se considerarmos as plantas da VW na Europa.
Contudo, fora do continente europeu, a Malásia teria sido escolhida para fazer carros da marca alemã. Pela lógica, produzir fora da Europa só se justificaria enormemente em um lugar específico, a China.
Obviamente a Porsche já se fez a mesma pergunta: por que não construir uma planta de produção moderna no maior mercado do mundo? A resposta nem está nas mãos da marca, mas dos clientes.
Na China, os compradores de Porsche exigem que os carros sejam “alemães”. Ou seja, importação direto da Europa. Só a preferência por carros de origem alemã já é motivo suficiente para qualquer ação no intuito de levantar uma fábrica seja em vão.
A constatação, publicada no Financial Times, a entrevista com Oliver Blume, CEO da Porsche, dá uma dica de como a marca alemã não tem como sair da situação de importador.
Blume, reconhecendo a alegação dos clientes, reitera: “É uma qualidade e um argumento premium ainda produzir da Europa para a China”. Ele completou: “Hoje não faz sentido [mover a produção]”.
É claro, se os clientes não querem, então não há porque investir na China. Por um lado, a marca segue o que os compradores desejam, por outro, perde em rentabilidade, uma vez que a fabricação chinesa teria um custo muito menor.
Isso converteria as vendas em ganhos extras com margens maiores. Bom, se os clientes comprassem por ser “made in China”, mas eles querem mesmo é “made in Germany”.
Em 2020, a Porsche vendeu nada menos que 88.968 carros na China, sendo que a produção global foi de 272.162 carros. A Europa respondeu por 80.892 unidades, enquanto os EUA compraram 57.294.
O Brasil, onde o 911 bateu recorde no ano passado, as vendas totais somaram 2.487 exemplares, alta de 35%.
[Fonte: Financial Times]
© Noticias Automotivas. A notícia Porsche: sem fábrica na China porque mercado quer carros alemães é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More