Fusion: Europa se despede do Ford Mondeo na Espanha

mondeo fim 2

O Ford Mondeo, que conhecemos aqui como Fusion, despediu-se oficialmente do mercado europeu com a última unidade do modelo topo de linha da marca americana na região.

O último Mondeo marca o fim da geração anterior do produto, que foi vendida aqui por muitos anos e saiu do mercado em 2019.

Em carroceria liftback, assim como perua, o Ford Mondeo surgiu como um carro mundial da marca em 1992, chegando ao Brasil na mesma época, ainda sob jurisdição da Autolatina.

Após quatro gerações, o Ford Mondeo – que foi vendido aqui nas três primeiras – deixa o mercado europeu sem um sucessor, uma vez que a Ford apostará em crossovers.

Tendo enfrentado players de peso como o VW Passat e o Opel Insignia, o Ford Mondeo não resistiu – assim com o primeiro – ao avanço dos SUVs no velho continente.

A quarta geração, difundida mundialmente, teve seu fim iniciado no México, com o término da produção do Ford Fusion, que saiu oficialmente do mercado americano.

mondeo fim 1

Na China, porém, a saída da quarta geração marcou a chegada de uma nova, a quinta e exclusiva dos chineses.

Como o mercado local é muito grande e (ainda) diversificado, para a Ford vale a pena manter os sedãs em sua posição, diferente dos EUA, onde não há nenhum.

Na Europa, com o Mondeo morre uma das últimas opções de liftback do mercado, sendo este um estilo de carroceria muito popular na região.

Assim, entre as poucas opções, VW Arteon, Skoda Superb e Opel Insignia ainda se mantêm para os consumidores que não abrem mão do estilo com tampa grande no porta-malas.

Já a perua Mondeo é uma perda irreparável, mesmo que alguns fabricantes insistam em mantê-las na ordem do dia, como notadamente o grupo Volkswagen e marcas francesas.

Enquanto o nome Mondeo sobrevive na quinta geração chinesa, o Fusion pode retornar aos EUA sob a forma de um crossover grande.

[Fonte: El Carro Colombiano]

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!