Novo Duster será maior, mas ficará abaixo do Bigster

dacia bigster concept 1

A Dacia prepara uma nova geração do Duster para 2024 e esta portará a plataforma modular CMF-B que estará em produção também no Brasil.

O SUV compacto romeno será maior que o atual, aproximando-se mais do Dacia Jogger, que tem 4,54 m de comprimento.

Ainda não se sabe o tamanho exato, mas a proposta indica que a Dacia busca torná-lo um intermediário entre o Bisgter – que tem 4,60 m de comprimento – e um novo produto.

Este último pode até ser um SUV derivado do projeto que a Renault está tocando para mercados emergentes como o Brasil.

Assim, para sair dos atuais 4,33 m e deixar o segmento B superior para ir ao C inferior, o próximo Duster deve ficar entre 4,40 m e 4,50 m de comprimento.

Isso o colocaria como um médio de mesmo porte do Jeep Compass, deixando espaço para um SUV menor entre 4,20 m e 4,30 m.

dacia bigster concept 3

Para reduzir custos de produção e desenvolvimento, o Novo Duster 2024 terá arquitetura semelhante a do Bigster, compartilhando com ele partes da carroceria e até elementos estéticos.

Comenta-se que o Duster 2024 terá para-choques com skid plates em alumínio, para-lamas pronunciados e até snorkel, que deverá logicamente ser opcional.

Pelo que se pode notar, a Dacia encontrou um caminho para manter os custos do Duster baixos e ao mesmo tempo aplicar itens mais caros para compensar e atrair os consumidores.

Observando a descrição do produto, acreditamos que o Novo Duster 2024 será uma variante menor do Bigster, que atuará de fato no segmento médio padrão.

A Dacia, nesse caso, não deve adicioná-lo com sete lugares, uma vez que o Jogger já faz essa tarefa com porte pouco menor.

Enquanto o Bigster ainda é questionável em sua atuação, exceto se for um SUV de baixo preço, o Duster 2024 será uma proposta mais lógica para atuar com tração 4×4 e outros recursos off road.

[Fonte: Carscoops]

 

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!