Rússia anuncia que decidirá futuro da Renault no país

Renault Arkana 2018 2 1

O governo russo se manifestou após o imbróglio da operação da fábrica da Renault em Moscou. O Kremlin indiciou que até o final desta semana, decidirá sobre o futuro da planta da marca francesa no país.

Como se sabe, na segunda (21), a Renault havia retomado a produção em sua fábrica da Avtoframos, que fica na capital russa, onde fabrica os modelos Arkana, Duster e Kaptur, além do Nissan Terrano (Duster).

No entanto, na quarta-feira (23), o governo da Ucrânia, invadida pelos russos, pediu um boicote internacional à Renault, com pesadas críticas ao fabricante francês, que teve apoio de Paris para retomar a operação.

Assim, horas após o pronunciamento da chancelaria ucraniana, a Renault suspendeu a produção em Moscou, temendo consequências internacionais às suas operações.

Agora, o governo russo disse o seguinte: “O Ministério da Indústria e Comércio discutirá as perspectivas de desenvolver a fábrica da Renault Rússia com o governo de Moscou”.

Renault Kaptur Extreme 2017–pr.

O Kremlin completou: “As soluções conjuntas serão anunciadas até o final da próxima semana. O Ministério da Indústria e Comércio está em contato constante com a administração da Avtovaz e do Grupo Renault.”

Pelo tom da conversa do governo russo, a Renault não deve ter muitas esperanças para retomar o negócio, uma vez que Moscou já anunciou que nacionalizará operações industriais do setor automotivo que não estejam produzindo.

Mesmo tendo 67,61% da Lada Holding, a Renault ainda é uma empresa estrangeira em solo russo e não deve ter tratamento diferenciado, o que ainda complicaria sua situação diante das demais.

Na AvtoVAZ, as autoridades locais falaram que: “foram tomadas todas as medidas possíveis para garantir a preservação dos postos de trabalho dos efetivos”.

Em Tolyatti e Izhevsk, a semana de trabalho foi reduzida para quatro dias por falta de peças e componentes para produção de veículos e este seria o fator que tornam as operações ociosas no momento.

[Fonte: Carscoops/Kolesa]

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!