GM suspende fábrica no México para produzir elétricos

chevrolet equinox 2024 1

A General Motors iniciou o processo de mudança no México para produção de carros elétricos. A planta escolhida foi a de Ramos Arizpe, fábrica de onde sai o Chevrolet Equinox, por exemplo.

No local, a produção será suspensa por seis semanas para reestruturação das instalações, com a aquisição de um novo maquinário, mais robôs e sistemas automatizados.

O complexo industrial terá preparação para fazer carros elétricos adiante, possivelmente já em 2023, quando alguns modelos da GM iniciarão sua estreia no mercado americano.

A GM México disse: “A General Motors anuncia que a montadora GM Ramos Arizpe fará uma paralisação técnica de 26 de março até a segunda semana de maio, e estima-se que funcione normalmente na semana de 16 de maio”.

chevrolet equinox 2024 2

Nesse período, a empresa fala de preparação para “projetos futuros”. Em 2021, a GM anunciou US$ 1 bilhão para a operação de Ramos Arizpe, que assim terá mesmo status das unidades de Lake Orion, Spring Hill, CAMI e Factory Zero, no tocante à produção de carros elétricos.

Ainda não se sabe quais modelos serão fabricados no México, mas a questão do custo menor de produção pode levar alguns modelos importantes para essa planta, especialmente os menores.

O motivo é que os compactos possuem menor margem de lucro e com o custo reduzido no México, se tornam mais vantajosos de serem feitos nos EUA ou Canadá.

Atualmente, o suposto menor carro elétrico que a GM fará é o Novo Equinox, sendo que ainda existirá a Nova Blazer.

Vale destacar que os produtos atuais são mexicanos e o primeiro também é feito em San Luis de Potosí, no norte do país.

A produção de modelos menores dentro do projeto Ultium, poderá facilitar sua exportação para mercados da América Latina, em especial o Brasil.

Atualmente a GM traz o Bolt dos EUA, onde o compacto continuará sua produção até a nova geração.

[Fonte: GM Authority]

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!