Evolute: início da invasão chinesa da Rússia?

seres sf5 2

Há um seriado de streaming russo (alerta de spoiler), talvez não mais acessível aos brasileiros, onde no final da temporada encontram um piloto de caça chinês em plena Rússia.

Bem, não militarmente falando, mas enquanto a Rússia continua sua invasão da Ucrânia, a China prepara sua “ofensiva” contra os russos, mas de outra forma.

Com o embargo do Ocidente contra a Rússia, o setor automotivo local estagnou-se e a China tornou-se o único suporte para salvar o parque industrial do país.

Como já era de se esperar, os investimentos chineses na Rússia deverão aumentar muito e a marca Evolute é um exemplo disso.

seres sf5 1

Não se trata apenas de um ou dois produtos, mas uma família inteira de carros elétricos será fabricada na Rússia e, pelo jeito, “para ontem”.

A empresa russa Motorinvest e o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia, se associaram com uma empresa chinesa não identificada e os carros serão feitos na Lipetsk Motor Plant a partir de 2022.

Essa linha da Evolute é desconhecida até para a imprensa russa, mas seria aparentemente apoiada pela marca Seres, com ligações comerciais com a Huawei. Ela já vendeu mais de 8 mil unidades do SF-5 por lá.

seres sf5 3

O investimento será de 13 bilhões de rublos ao longo de 11 anos para fazer cinco modelos de carros elétricos locais com índice de nacionalização superior ao do Lada Granta, por exemplo.

Isso reforça a ideia de que não apenas as montadoras chinesas chegarão, mas também seus fornecedores, que substituirão certamente os sistemistas ocidentais.

A Evolute também dá uma ideia de que operações chinesas serão mais enraizadas na Rússia com as parcerias locais em um mercado que clamará por carros novos.

seres sf5 5

Marcas como Kamaz e GAZ também dependerão mais de parcerias chinesas com marcas como JAC e Dongfeng, restando apenas a Lada como única com DNA ocidental.

Nesta última, existe ainda uma incerteza sobre seu futuro, afinal, a Renault estará do outro lado da cortina…

[Fonte: Kolesa]

 

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!