Audi confirma carro elétrico compacto no futuro

audi concept

Após anunciar que porá um fim nos modelos A1 e Q2, a Audi parece se redimir com o destino dos pequenos e revela que estará no segmento A no futuro, mas com um carro elétrico.

Oliver Hoffmann, diretor de desenvolvimento da Audi, disse: “Vamos eletrificar todos os segmentos principais até 2027. Isso também inclui o segmento A, onde vemos claramente a necessidade de veículos premium no futuro”.

Desde o conceito Audi A2 Concept de 2011 (foto acima), a marca alemã não foca em proposta do segmento A, onde nunca de fato atuou. O conceito AI:ME, por exemplo, apesar de parecer um subcompacto, tem 4,295 m de comprimento.

audi concept a

Para a Audi, como se vê, mesmo num segmento puramente urbano, como dos carros subcompactos, há espaço também para um produto premium.

Este, notadamente aqui, seria um segundo carro da família, por exemplo.

A Audi estaria de olho em produtos considerados premium nesse segmento, como o Fiat 500, MINI Cooper e Smart Fortwo.

audi concept b

Para fazer tal produto, a Audi deve basear-se numa plataforma pequena e isso somente a MEB-Life da Volkswagen poderia atender o fabricante de Ingolstadt.

A VW tem planos para um sucessor do e-Up e a Audi pode se inserir no projeto, que deve ainda gerar equivalentes de Seat e Skoda.

audi concept c

No caso da Audi, pode até haver uma mudança importante no design para se diferenciar mais dos pequenos populares, enaltecendo assim sua proposta premium.

O projeto dessa nova plataforma deve ser efetivamente colocado no mercado em 2026 e isso deve ajudar a encerrar o período de vendas de A1 e Q2.

audi concept d

Fora isso, acredita-se que possa existir outra proposta da Audi no segmento B, usando a base do ID.3, mas por ora, seu menor elétrico é o Q4 e-tron com 4,59 m de comprimento.

Desde o Audi 50 de 1974, a marca apostou raramente em compactos, com o A2 de alumínio no início dos anos 2000 e depois no A1.

[Fonte: Automobilwoche via FCE]

 

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!