Mato Grosso está à beira de colapso e já transfere pacientes por superlotação, afirma Secretário de Saúde

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, concordou com a decisão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de suspender o Carnaval em Cuiabá. Segundo ele, a situação em Mato Grosso está à beira do colapso e algumas cidades com unidades superlotadas já estão transferindo pacientes com Covid-19 para outras*.

O prefeito Emanuel Pinheiro, transformou as datas 15, 16 e 17 (feriado de Carnaval) em dias úteis. Além disto, proibiu a realização de eventos carnavalescos na Capital em 15 e 16 do próximo mês. O decreto foi assinado na sexta-feira (22), visando o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

“Ótima decisão [de Emanuel Pinheiro], correta. Temos que evitar aglomerações, estamos à beira de um colapso na assistência hospitalar no Estado de Mato Grosso”, disse o secretário ao Olhar Direto.

Segundo Gilberto, em algumas regiões do Estado, a situação está caótica. “Está sendo demandado inclusive por outros Estados a auxiliar com pacientes onde já colapsou o sistema de saúde. Toda decisão que seja para diminuir a contaminação é digna de aplausos e aprovamos a medida”.

Novas doses da vacina

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse em entrevista ao Olhar Direto que Mato Grosso receberá, nesta segunda-feira (25), mais 11 mil doses da vacina CoronaVac, que estão sendo enviadas pelo Governo Federal. Segundo ele, com mais uma remessa que chegar posteriormente, será possível imunizar 100% dos profissionais da Saúde do Estado.

Ainda conforme o secretário, as 24 mil doses da vacina de Oxford, que chegaram no domingo (24), devem começar a ser distribuídas para os 141 municípios de Mato Grosso ainda nesta tarde de segunda-feira.

O governo de Mato Grosso informou que o lote de 24 mil doses da vacina de Oxford será exclusivo para profissionais de saúde que ainda não foram imunizados. Portanto, com as novas doses, será possível dar continuidade à imunização de 24 mil profissionais da saúde.

Fonte: https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=481730

COMPARTILHE!