Fiat terá gama totalmente elétrica em 2027, na Europa

fiat centoventi concept 1 1

A Fiat terá uma gama totalmente elétrica em 2027, mas apenas na Europa. A marca italiana já havia indicado que eletrificaria sua gama entre 2025 e 2030, mas a data exata que o portfólio não teria mais carros a combustão, não era conhecida.

Na divulgação dos resultados financeiros e plano estratégico do grupo Stellantis para Citroën e Fiat-Abarth, a marca italiana foi anunciada com portfólio 100% elétrico em 2027.

Isso significa que modelos como Tipo, Fiat 500 X/L e Panda, por exemplo, sairão de cena nos formatos atuais, surgindo assim uma gama mais moderna e elétrica.

Com cinco anos pela frente para fazer a mudança, a Fiat deve se aproveitar da sinergia com a antiga PSA para adotar as tecnologias elétricas que a empresa já desenvolveu.

Ainda não se sabe exatamente como esse portfólio se dará, mas o Fiat 500, assim como o Panda, serão essenciais.

Neste último, a fusão com o conceito Centoventi será muito importante para tornar o Panda um player forte no segmento de carros elétricos urbanos.

fiat 500e icon 2022

Enquanto se move para um portfólio 100% elétrico, a Fiat abandona assim o desenvolvimento de motores na Itália.

Isso significará que a Fiat em Betim terá a responsabilidade de manter o desenvolvimento da marca para motores, focando no mercado nacional e regional.

Totalmente independente da matriz italiana, a filial brasileira praticamente só venderá alguns produtos da Fiat europeia, fazendo o resto por aqui.

O motivo é que o Brasil não tem infraestrutura para carros elétricos e isso nem é política de estado, não tendo assim um compromisso com a eletrificação além do Proconve.

O que se fala em alguns fabricantes é que a hibridização flex será fundamental para eletrificar a frota, porém, mantendo o consumo de combustível, especialmente etanol.

Na Fiat, a gama deve refletir o que o mercado aceitar e possivelmente o único motor disponível será o Firefly hibridizado.

Atualmente, a Stellantis tem um novo motor 1.5 Firefly com MHEV, uma tecnologia que a Fiat pode usar com custo menor que um híbrido comum.

[Fonte: Paul Tan]

 

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!