Mazda patenteia motor de dois tempos com compressor

Mazda patenteia motor de dois tempos com compressor

O motor de dois tempos é atualmente empregado em motocicletas de enduro e motocross, bem como ciclomotores, karts, entre outros.

Nos carros? Já foi o tempo em que o ruído característico e a fumaça cinza faziam parte da realidade automotiva do Brasil e em outros lugares.

A DKW foi o fabricante mais proeminente a usar motores de dois tempos, ainda que outras marcas menores na Alemanha o utilizaram em seus pequenos veículos.

Contudo, inexistentes em carros desde os anos 60, o motor de dois tempos pode voltar aos carros e isso através da Mazda.

A marca japonesa registrou uma patente de um motor de dois tempos com compressor. Com base no design técnico do Skyactiv, o propulsor compacto promete mais economia.

Mazda patenteia motor de dois tempos com compressor

Todavia, o problema dos motores de dois tempos é a incapacidade de atender às normas de emissão, cada vez mais rígidas, além de não entregar torque suficiente em baixa rotação.

Em contrapartida, alcança alta potência num volume pequeno. No caso do Mazda de dois tempos, a arquitetura não funciona com os tradicionais motores desse tipo.

Ele usa o modo de ignição por compressão, sendo geralmente conhecido como HCCI (Homogeneous Charge Compression Ignition).

Neste caso, a compressão da mistura ar-combustível provoca a ignição e isso se traduz em uma queima melhor, além de ampliar o torque em baixa e produzir um consumo muito baixo.

Mazda patenteia motor de dois tempos com compressor

O Skyactiv-X da Mazda funciona literalmente como um motor diesel, exceto pelo uso de pequenas velas para iniciar a combustão na partida, funcionando basicamente como num ciclo Diesel, mas com gasolina.

Usando o mesmo processo, a Mazda quer fazer isso com dois tempos, usando o compressor para ajudar na troca de gases dentro da câmera, permitindo o escape dos resíduos mais rápido.

Deve-se lembrar que motores diesel de dois tempos não são estranhos, por exemplo, o blindado M113 americano, bem usado no Brasil, usava um Detroit Diesel.

De volta à Mazda, não se sabe nada sobre o tamanho e o rendimento desse motor Skyactiv de dois tempos.

Se este engenho conseguir passar pelas normas de emissão e garantir alta economia de combustível, a Mazda pode garantir muitos anos de combustão extra, até quando as leis a impedir de usar.

[Fonte: Autoblog]

© Noticias Automotivas. A notícia Mazda patenteia motor de dois tempos com compressor é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!