
O Auto Pilot não sai das manchetes. O polêmico sistema de condução semiautônoma da Tesla vira e mexe entra em discordância com o que deve ser realizado e causa problemas.
Mais recentemente, os clientes da marca andam preocupados com o que chamam “frenagem fantasma”, o acionamento involuntário do sistema de freios durante a condução, que a NHTSA pode abrir investigação a qualquer momento.
O que assusta muitos é que a “frenagem fantasma” é um risco enorme para os ocupantes do carro da Tesla, assim como para terceiros.
Se em uma estrada de alta velocidade, um carro da Tesla acionar os freios até parar, o risco de morte é altíssimo, mesmo que os carros sejam bastante seguros.
Com um número crescente de reclamações de frenagens indevidas, a Tesla teria atualizado o software de frenagem autônoma.
A quantidade de relatos de frenagem indevida aumentou tanto em menos de dois anos, que até congressistas em Washington já estão preocupados com a falha do Auto Pilot.
Dois senadores democratas, Richard Blumenthal, de Connecticut, e Edward Markey, de Massachusetts, se pronunciaram em nota sobre o caso:
“Embora a condução automatizada e os sistemas de assistência ao motorista têm o potencial de aumentar a segurança, eles devem ser implementados com fortes salvaguardas que garantam que nossos carros sigam as regras da estrada e os motoristas estejam totalmente engajados”.
Os problemas associados do Auto Pilot e, especialmente, ao FSD (Full-Self Driving) acabam por minar a confiança dos motoristas em sistemas avançados de condução autônoma para o futuro.
Ainda sem uma lei federal que permita a circulação de carros sem as mãos no volante, os EUA agora veem com preocupação defeitos como esse, que podem vitimar milhares de pessoas pelo país.
De um lado, fabricantes como a Tesla, defendem o uso da tecnologia em prol da maior segurança, porém, será o condutor que estará a bordo se algum dispositivo falhar. Nem sempre haverá tempo de segurar o carro na mão…
[Fonte: Auto Evolution]
© Noticias Automotivas. A notícia Tesla: “frenagem fantasma” assusta e NHTSA pode intervir é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More