Índia pode ser tornar segundo país do mundo com carros flex

Índia pode ser tornar segundo país do mundo com carros flex

Nos próximos 8 ou 10 dias, a Índia terá uma decisão importante a anunciar aos 1,4 bilhão de habitantes, a adoção ou não do carro flex. Isso converteria o país no segundo do mundo a implementar o carro flex ao nível nacional.

O primeiro, como você já sabe, é o Brasil. Desde 1976, nosso país seguiu seu próprio curso energético ao trocar o diesel dos carros pelo álcool das fazendas, obtido através da cana-de-açúcar.

Então, após 2003, os carros flex unificaram os combustíveis nos motores de ciclo Otto e é isso que a Índia quer fazer. Na Conferência Distrital Rotary 2020-2021, Nitin Jairam Gadkari, Ministro dos Transportes Rodoviários e Rodoviários da Índia (MoRTH), revelou que o governo anunciará algo nos próximos dias.

Na reunião, Gadkari disse: “eu sou ministro dos transportes, vou emitir uma ordem para a indústria, que apenas motores a gasolina não estarão lá, haverá motores flex, onde haverá uma escolha para as pessoas que podem usar 100 por cento de petróleo bruto ou 100 por etanol”.

Ele afirmou ainda: “vou decidir dentro de 8 a 10 dias e vamos torná-la (motor flex fuel) obrigatória para a indústria automobilística”. Ou seja, se de fato ele cumprir o que disse na conferência, a Índia seguirá o Brasil e nosso país tem muito a ganhar com isso.

Índia pode ser tornar segundo país do mundo com carros flex

Como se sabe, temos um parque automotivo totalmente voltado ao carro flex e tecnologia com 18 anos de uso prático, o que pode contribuir para a ajudar a Índia em seu caminho “Total Flex”.

Noutra conferência, feita pela revista inglesa Autocar Índia, Gadkari comentou: “Estou pedindo a todos na indústria automobilística que cooperem conosco para trazer motores flex assim como nos EUA, Brasil e Canadá”.

A citação aos países da América do Norte vem dos motores com E85, mas eles não são flex como os usados no Brasil. Como dito mais acima, o ministro citou 100% de uso de etanol ou metanol, que aqui é proibido por ser tóxico.

A Índia é um grande produtor e exportador de açúcar e o etanol é uma opção viável, especialmente quando se fala que a partir de 2025, haverá queda gradual no consumo desse combustível devido à eletrificação.

Contudo, com o país asiático adotando o etanol, o combustível ganha força como alternativa aos elétricos puros pelo menos até 2040.

[Fonte: Autocar Índia]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Índia pode ser tornar segundo país do mundo com carros flex é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!