
A Lucid Motors estuda construir uma fábrica na Arábia Saudita. No maior produtor de petróleo do mundo, a marca americana quer fazer exatamente o que será o ponto de virada no consumo de combustíveis e derivados fósseis.
O plano da Lucid é erguer uma fábrica na região perto de Jeddah, que fica próxima do litoral do Mar Vermelho, que naturalmente é uma porta para escoar a produção para outros mercados.
Além da região, a Lucid considera também outros lugares, não revelados, porém, existe uma certeza de que a empresa fará carros elétricos na Arábia Saudita, que começa a buscar um caminho semelhante ao dos Emirados Árabes Unidos.
Como parte disso, investiu US$ 1 bilhão em ações da Lucid em 2018, o que permitiu que a startup materializasse a construção da fábrica e o desenvolvimento do Air, seu primeiro carro.
Contudo, o investimento estava condicionado à construção de uma fábrica de carros elétricos no país do Oriente Médio, que busca uma diversificação econômica, hoje dependente da produção do petróleo.
Tendo em vistas as mudanças globais em transporte e energia, a Arábia Saudita quer estar antenada com as mudanças, que reduzirão muito o consumo de petróleo, commoditie prevista para durar apenas mais algumas décadas, de acordo com estudos.
Atualmente, a Lucid tem uma fábrica já operando em Casa Grande, Arizona, onde a capacidade instalada é de 400.000 carros por ano. Com foco no mercado de alto luxo, a empresa lançou o Air, um sedã com mais de 700 km de autonomia e prepara o Projeto Gravity, um SUV de sete lugares também com alcance elevado.
Recentemente, a Lucid Motors revelou que também considera abrir linhas de produção na China e também na Europa. No caso da saudita, não se sabe exatamente qual será a estratégia de produção, mas o custo de produção local pode ser vantajoso para exportação.
[Fonte: FCE]
© Noticias Automotivas. A notícia Lucid: Arábia Saudita deve ganhar fábrica de carros elétricos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More