
Jeep, Fiat e Alfa Romeo terão alguns de seus modelos elétricos e híbridos plug-in produzidos na Polônia a partir de 2022. A Fiat Chrysler fará um investimento de US$ 2,45 bilhões em Tychy, de onde saem os modelos Panda e Fiat 500.
O anúncio foi feito pelo vice-primeiro-ministro Jaroslaw Gowin, que disse: “Carros modernos, híbridos e elétricos das marcas Jeep, Fiat e Alfa Romeo começarão a sair da fábrica em Tychy em 2022”.
Com 2.500 pessoas trabalhando no momento em Tychy, o investimento permitirá a ampliação dos empregos e da produção, mas pouco se sabe sobre os carros que serão feitos por lá.
Atualmente a FCA distribui sua produção em três plantas da Itália, sendo uma exclusiva para a Alfa Romeo. No caso de Tychy, para fazer modelos destas três marcas, possivelmente os produtos terão a mesma plataforma.
Com a fusão aprovada para criação da Stellantis, o certo é que a plataforma modular CMP seja usada pelos carros das marcas da FCA, sendo que Fiat, Jeep e Alfa Romeo deverão dispor de modelos compactos com base da francesa PSA.
Isso permitiria que estes modelos venham a ser equipados com motor elétricos de 136 cavalos e 26,5 kgfm, além de baterias de lítio de 50 ou 75 kWh.
Observando o portfólio delas, o provável é que surja um trio de crossovers elétricos e híbridos plug-in usando o motor Firefly Turbo, este em posição de topo de linha.
Sua produção polonesa permitiria que DS, Opel, Peugeot e Citroën não fossem afetadas pelo aumento de produção exigida pela FCA. Outro ponto é que a Fiat manteria assim seu acordo com o governo italiano, sustentando os demais produtos nas fábricas da península.
Mercosul
Sobre outros locais, a estratégia global da Stellantis só deve ser anunciada após a conclusão da fusão em março. Com Michael Manley chefiando a nova empresa para as Américas, espera-se um reforço importante na região latino-americana.
Com três fábricas no Brasil e duas na Argentina, a Stellantis deve acelerar a sinergia entre FCA e PSA por aqui, onde a CMP deve seguir também para Betim e Córdova.
Tendo investimentos já aprovados, Porto Real e El Palomar devem manter suas operações normalmente. Então, as próximas gerações de Argo, Cronos e do SUV compacto da Fiat, devem ter a base da PSA.
Modelos como Mobi e Uno ainda poderão usar uma plataforma localizada antes que surja uma variante reduzida da CMP. A Índia pode ser um indicativo disso, se a Citroën for explorar um porte na faixa dos 3,70 m.
[Fonte: Reuters]
© Noticias Automotivas. A notícia Fiat, Jeep e Alfa Romeo terão elétricos e híbridos feitos na Polônia é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More