Polos das Rotas de Integração Nacional entram na Plataforma da CEPAL

Informações de mais de 70 polos das Rotas de Integração Nacional, programa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), passaram a fazer parte, desde a última semana, da plataforma de iniciativas de integrar informações e outras ações de articulação produtiva territorial (IAPTs) da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). O objetivo da plataforma é dar visibilidade e fortalecer projetos locais, ao mesmo tempo em que contribui para a diversificação e sofisticação do aparelho produtivo da região.

“A inclusão dos polos territoriais das Rotas de Integração Nacional na plataforma conduzida pela CEPAL abre um espaço de oportunidades bastante interessante para o desenvolvimento produtivo no nosso país”, comenta a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo.

As informações das Rotas de Integração se juntam, nessa ferramenta, a outras cerca de 300 iniciativas de 13 países da América Latina.

Além de divulgar as iniciativas e arranjos produtivos territoriais em toda a região e dar visibilidade à riqueza da sua variedade, a plataforma também permite pesquisas sobre temas de interesse comum, repositório de metodologias e programas de apoio, encontro entre iniciativas de diferentes territórios e/ou países para promover ações conjuntas, cursos de formação para gestores de arranjos, estadias de profissionais em diferentes arranjos territoriais e estratégias colaborativas para o desenvolvimento de projetos conjuntos em áreas como acesso a mercados, P&D, integração produtiva, economia circular entre outros temas.

“Há um grande potencial no conhecimento e compartilhamento de experiências e tecnologias para agregação local de valor via verticalização e industrialização, aproveitando instrumentos nas recentes políticas públicas de apoio ao desenvolvimento industrial como vetor de desenvolvimento regional”, avalia Paulo Lacerda, consultor da SDR.

De acordo com Tiago Araújo, coordenador das Rotas de Integração Nacional, tal reconhecimento é fruto de muito empenho. “O esforço que as Rotas de Integração Nacional têm feito e os resultados que têm obtido na organização, mobilização e compartilhamento de informações, práticas, mercados e tecnologias entre os Polos, adquire uma abrangência internacional e abre uma série de oportunidades de acesso a experiências e tecnologias para desenvolvimento dos polos”, explica.

Sobre a plataforma

Lançada em dezembro de 2023 pela CEPAL, a plataforma de iniciativas de clusters e outras ações de articulação produtiva na América Latina e no Caribe, além de incluir um mapa interativo, também proporciona acesso a publicações, eventos e notícias destacadas. Os objetivos específicos da plataforma são promover o intercâmbio de experiências e boas práticas; facilitar a realização de programas de formação; fomentar a realização de encontros, projetos e ações entre iniciativas de diversos territórios, países ou regiões; realizar pesquisas sobre temas de interesse comum; elaborar metodologias e ferramentas de trabalho; e propiciar a integração produtiva regional, entre outros.

Para conhecer a Plataforma e as iniciativas territoriais, acesse aqui.

Fonte: MIDR

Pixel Brasil 61

COMPARTILHE!