São Paulo e Bahia têm aumento de casos de Síndromes respiratórias graves

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz divulgado nesta sexta (16) mostra que em São Paulo e na Bahia houve aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O boletim também mostra que entre os idosos com covid-19 houve evolução para síndrome respiratória aguda grave em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Com relação aos óbitos, a maior parte deles foi causada pelo vírus Influenza A na população entre 5 e 64 anos. A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz Tatiana Portella explica quais são os principais causadores das infecções. 

“Tanto na Bahia quanto em São Paulo o aumento de casos de SRAG se concentra em crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, sendo que no estado da Bahia os dados laboratoriais sugerem que esse aumento esteja relacionado ao rinovirus. Já em São Paulo os dados ainda não permitem fazer essa associação, mas considerando a faixa etária afetada —  2 a 14 anos — e o cenário geral do país, é muito provável que o rinovírus também esteja contribuindo para um aumento de casos de SRAG no estado de São Paulo.” 

A vacinação contra Influenza e Covid está disponível em todo o país. A recomendação para quem tiver algum sintoma continua sendo usar máscaras em locais fechados e dentro dos postos de saúde. Em casos de aparecimento de sintomas, o ideal é ficar em casa, em isolamento. E em caso de piora dos sintomas, é importante procurar atendimento médico.
 

Pixel Brasil 61

COMPARTILHE!