O Defesa Civil Alerta, novo sistema de alertas de desastres da Defesa Civil Nacional, não gera custos para os usuários da ferramenta.
Diante de uma situação de risco, a população local e turistas vão receber o alerta no celular sem nenhuma cobrança.
A cobrança de valores pelo recebimento de alertas de emergência pode ser uma tentativa de golpe.
Portanto, qualquer contato em nome das prestadoras ou instituições relacionadas ao projeto, solicitando pagamentos, deve ser desconsiderado.
Criado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em parceria com o Ministério da Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações e quatro operadoras de telefonia, o Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir um alerta de desastre em mensagem de texto, com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário.
O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso.
Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco ou visitantes vão receber as mensagens sem a necessidade de qualquer cadastro prévio.
Receberão as notificações os celulares compatíveis com a tecnologia de transmissão via celular com cobertura móvel 4G ou 5G no momento do envio da mensagem, e localizados em área de risco mapeada pela defesa civil. O sistema não atende celulares com 3G.
O ministro Waldez Góes falou sobre a importância do Defesa Civil Alerta.
“Com isso, nós vamos salvar mais vidas. Não vamos conseguir diminuir os eventos climáticos, eles vão continuar acontecendo, mas as pessoas, as instituições e o poder público estarão mais preparados para salvar vidas e o patrimônio da população”
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br .
Fonte: Brasil 61