Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Dilmar rebate posicionamento contrário e diz que Ministério da Pesca tenta interferir em lei estadual

Dilmar rebate posicionamento contrário e diz que Ministério da Pesca tenta interferir em lei estadual
Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

Responsável pela elaboração do substitutivo integral do projeto de lei do Transporte Zero (1363/2023), Dilmar Dal Bosco (UNIÃO) rebateu o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Carlos Mello, que condenou a proposta em tramitação na Assembleia Legislativa (ALMT). De acordo com o líder do governo, o MPA interfere em assunto estadual e deveria estar preocupado com a preservação dos peixes.

“Eu acho estranho o ministro da pesca tratar sobre essa legislação. O ministro da Pesca deveria preservar os peixes brasileiros e não interferir numa legislação estadual, onde nós sabemos da realidade”, disse, nesta segunda-feira (19), após reunião no Palácio Paiaguás, onde deputados apresentaram as mudanças propostas ao texto original durante reunião com o governador Mauro Mendes (União) e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

“Talvez ele está desconhecendo o teor do projeto, ou está não cumprindo com o papel dele, que é exatamente o ministro da Pesca, que tem que motivar o turismo da pesca no Brasil. Acho muito estranho o ministro adentrar em legislação estadual, quando nós não adentramos em legislação federal”, completou.

O posicionamento técnico do MPA, no entanto, levou em consideração a avaliação de que o projeto estadual afronta a Lei da Pesca, que é federal. O ministério foi provocado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), que esteve em Brasília na semana passada, ao lado dos presidentes da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura (CNPA), Edivando Soares de Araújo, e da Associação Segmentos da Pesca, Nilma Silva.

Para o MPA, preterir a pesca artesanal em prol da pesca amadora e esportiva, como quer o governo de Mato Grosso, é uma infração à Lei da Pesca. “A nossa posição quanto ao ordenamento pesqueiro é pública, o nosso ministro abordou esse assunto ontem em audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, e chegando o pedido, ratificaremos o posicionamento por escrito e com nossos argumentos técnicos”, disse Mello.

Fonte: Airton Marques / Do Local – Max Aguiar / Olhar Direto

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE