Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Sessão Especial irá homenagear personalidades que contribuem com a continuidade da Festa do Divino Espírito Santo

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

Trinta e três personalidades fundamentais para a realização e continuidade da festa do Divino Espírito Santo em Cuiabá, expressiva manifestação da religiosidade tradicional mato-grossense, serão homenageadas com Moções de Aplausos numa Sessão Especial, na próxima sexta-feira (26), às 9 horas, no plenário o Renê Barbour da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Júlio Campos (União Brasil), que busca ressaltar a importância da tradição religiosa que ocorre há mais de duzentos anos em Mato Grosso. “Possibilitar Moção de Aplausos é um instrumento de reconhecimento e estímulo, seja de forma profissional ou voluntária, reconhecendo e homenageando este trabalho, valorizando suas ações e gerando diferença no desenvolvimento econômico, social e cultural de Mato Grosso.”, afirma o deputado.

Entre os homenageados estão o Imperador e a Imperatriz da festa de 2023, José Aparecido Santos e Cibelle de Aguiar Bojikian, e também; Mauricio Magalhães Faria Neto, Valéria Bezerra Nigro, Joaquim Augusto Curvo, Luciana Falcão, Alexandre Contreras, João Alberto Ribeiro Teixeira, entre outros.

A Festa do Divino Espírito Santo é uma devoção tão antiga quanto a chegada dos europeus ao Brasil. A tradição se originou em Portugal no século XIV, com uma celebração estabelecida pela Rainha Isabel por ocasião da construção da igreja do Espírito Santo, na cidade de Alenquer. A devoção se difundiu rapidamente e tornou-se uma das mais intensas e populares em Portugal. Essa celebração religiosa enaltece a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o elo entre Deus pai e filho. O símbolo da Festa do Divino é a mandala de fogo com a pomba branca ao centro.

A devoção é realizada nos dias em que antecedem a chegada de Pentecostes, e os festejos começam com a novena mensal na residência dos devotos que se inicia 09 (nove) meses antes da solenidade, a peregrinação da Bandeira pelas ruas da cidade, percorrendo casas e comércios entregando a benção do Espírito Santo e o pão abençoado.

No dia do Senhor Divino as comemorações na Catedral Basílica de Cuiabá começam pela manhã com a Santa Missa dos Festeiros, ao final da tarde reza-se novamente uma Santa Missa seguida por uma Procissão, finalizando a multissecular, rica e respeitável tradição com quermesse e jantar típico e isso só é possível acontecer com a contribuição dos homenageados.

Fonte: Assessoria

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE