
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, propôs o aumento de 27,5% para 30% do teor de etanol na gasolina, medida que será discutida na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Silveira defendeu que a proposta aconteça de forma gradual, com avaliação técnica junto à indústria automotiva e setor produtivo de etanol para garantir a segurança dos consumidores.
A mudança pode contribuir para a segurança energética do país, com a redução das importações de gasolina e para a transição energética, pela diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Durante o evento, o ministro também destacou importantes projetos desenvolvidos pelo Ministério de Minas e Energia para o fortalecimento do setor de etanol. Entre eles, está a retomada do Renovabio, o maior programa de descarbonização do mundo, e o Programa Combustível do Futuro, que irá estabelecer um grande marco para o setor de biocombustíveis.
A proposta incentiva a mobilidade sustentável de baixo carbono com utilização do etanol e estimula a indústria automobilística a produzir veículos flex híbridos. Além disso, destaca-se o incentivo à produção de bioquerosene de aviação, cuja principal matéria-prima são resíduos da indústria do álcool. Silveira ainda enfatizou a captura e estocagem de CO2 no Brasil, contribuindo ainda mais para combater o aquecimento global.
O Ministro também celebrou o atual momento da safra mineira de açúcar e etanol e afirmou que investir no setor significa garantir um futuro sustentável para o país.
Fonte: Alta Notícias