Corpo de Bombeiros realiza captura de serpente “papa-pinto” em quintal de Alta Floresta

Nesta terça-feira (04/04/2023), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Comando Regional VII – 7ª CIBM, na cidade de Alta Floresta-MT, realizou a captura de uma serpente Philodryas Patagoniensis, popularmente conhecida como cobra papa-pinto. A serpente, que media cerca de 1,7 metro, foi encontrada no quintal de uma residência no bairro Nova Floresta.

A equipe de bombeiros chegou ao local por volta das 16h16min e realizou uma busca pela serpente, que tentava fugir do ambiente. Por ser uma espécie não peçonhenta, os bombeiros utilizaram a técnica de segurar o réptil pela cauda e, posteriormente, imobilizá-lo pela cabeça. Em seguida, a serpente foi colocada em uma caixa de transporte para ser solta em seu habitat natural.

A Philodryas Patagoniensis é uma serpente comum na região de Alta Floresta e pode ser encontrada em diversos ambientes, como matas, campos e áreas urbanas. Apesar de não ser peçonhenta, é importante que a população evite o contato com esses animais, já que eles podem se sentir ameaçados e se tornar agressivos.

A captura de animais agressivos, como serpentes, é uma das atividades realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar em todo o estado de Mato Grosso. A instituição atua na prevenção e no combate a incêndios, salvamentos, resgates e outras situações de emergência. Em casos de animais silvestres em áreas urbanas, é importante que a população acione o Corpo de Bombeiros para realizar a captura e o manejo adequado desses animais.

Fonte: Alta Notícias

COMPARTILHE!