ANTT libera 80 km de obras para construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que irá revolucionar a logística no Brasil

ANTT liberou 80 km de obras para a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), após um acordo com a Infra S.A. e a Vale. A Fico escoará a produção de grãos da região de Água Boa (MT) pela Ferrovia Norte Sul (FNS), possibilitando acesso aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA).

O primeiro trecho terá 363 km de extensão, com os trilhos entregues no início de março em Mara Rosa (GO). A Vale terá cinco anos para finalizar o projeto, que é o primeiro a ser construído por meio do investimento cruzado, inovação regulatória trazida pela ANTT no âmbito da renovação da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), concedida à Vale.

Ao realizar a renovação antecipada da concessão das ferrovias operadas pela Vale, a empresa, em contrapartida, precisa realizar investimentos em obras nas estradas de ferro outorgadas à Infra S.A.

A ANTT fiscaliza, junto à Infra S.A., o cronograma para construção da Fico e vem acompanhando as atividades de pré-obra realizadas pela Vale, em Mara Rosa (GO). Desde o início dos trabalhos, foram executadas ações de desmonte de rochas, terraplenagem e fabricação de aduelas. Como parte das iniciativas de mitigação de impactos ambientais, também são cultivadas mudas de árvores que serão utilizadas no programa de plantio compensatório.

Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, destacou a importância da ferrovia: “Essa ferrovia é um marco. Por esse instrumento, poderemos construir inúmeras outras ferrovias e acelerar o reequilíbrio da matriz logística no país”. A Fico é uma das iniciativas que visam modernizar e ampliar o sistema de transporte ferroviário no Brasil.

Fonte: Alta Notícias

COMPARTILHE!