
O Governo de Mato Grosso lançou na última segunda-feira (27) o “Caminhão a Gás”, modelo da Scania distribuído pela Rota do Oeste. Com menor custo operacional, os motores de 9 e 3 litros são movidos a gás natural e biometano, com baixos níveis de emissões e menos ruídos, e possuem o mesmo desempenho, potência e dirigibilidade dos modelos a diesel. O objetivo é que o gás se torne uma alternativa ao transporte, melhorando a logística e a competitividade do agronegócio e de todos os setores. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou que o gás é menos poluente, o que vai ao encontro do desejo mundial de reduzir as emissões de carbono.
Além disso, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o presidente da Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), Rafael Reis, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e empresários do setor participaram do lançamento. A iniciativa visa a promoção de parcerias para a implementação do uso de gás natural e biometano no estado. Dessa forma, espera-se reduzir a poluição do ar, já que a queima desses combustíveis emite menos gases poluentes.
O lançamento do Caminhão a Gás faz parte de um conjunto de ações para promover a transição energética em Mato Grosso, por meio do uso de fontes energéticas mais limpas e renováveis, o que deve impulsionar a economia e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Com a adoção do biometano e do gás natural no setor de transporte, Mato Grosso se coloca na vanguarda da mobilidade sustentável, seguindo a tendência global de substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia limpa e renovável.
Fonte: Alta Notícias