Uma grande reunião foi realizada nesta quarta-feira (29) em Juscimeira, a 160 quilômetros de Cuiabá, para debater reivindicações da população. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas e foi uma iniciativa do Movimento Mobilidade e Vida José Heleno Serrano e Edvan Pereira, organizado por José Félix Campos para promover políticas públicas articuladas para o desenvolvimento do município de Juscimeira e da região do Vale do São Lourenço.
O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) foi um dos grandes anfitriões do evento, que contou também com a participação do Secretário-adjunto de Estado de Turismo e Esporte, Jefferson Moreno, e representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Agricultura Familiar. Também participaram os vereadores de Juscimeira, Ronivaldo Soares, Lucia Ferraz, Nilson da Grota, Silvano, Fia, o ex-prefeito Zé da Guia, e os vereadores Marcão e Bazin, de São Pedro da Cipa.
Apesar do município estar na região da Bacia do São Lourenço e ser abundante em recursos hídricos, o acesso à água foi um dos temas debatidos. “A grande questão da nossa região é a distribuição desigual do acesso à água. Foram construídos cinco poços artesianos, mas quase todo dia temos problemas, porque muitas famílias estão fora da rede. A gente precisa de sete quilômetros de tubulações para garantir esse acesso”, afirmou Dalete Soares, liderança do assentamento Egídio Brunetto.
A necessidade de fomento da indústria do turismo também foi abordada. “A Cachoeira do Prata faz parte dos nossos quintais, aqui dos assentados. É uma beleza natural que precisa ser respeitada e preservada. Por isso, nós reivindicamos que esse atrativo tenha o cuidado necessário do município e estado para que de fato possa ser preservado e desenvolvido um turismo consciente. Temos que cuidar da qualidade da água, combater a poluição sonora e ajudar o lugar a desenvolver-se”, disse Dalete.
Outro tema importante debatido foi a questão das estradas e da logística na região. Uma reivindicação antiga dos municípios do Vale do São Lourenço é um viaduto de acesso à BR-364 que corta as MT-373 e MT-270. “Precisamos do apoio do deputado Júlio Campos e do Senador Jayme Campos para fazer o acesso e a travessia da rodovia. Essas são obras fundamentais para o desenvolvimento de todos os setores”, afirmou Eduardo Português, prefeito de São Pedro da Cipa.
“Esse município tão rico em recursos naturais, que tem o Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água potável do mundo, segue um pouco esquecido. Quero reafirmar que irei atuar como parlamentar para que essa região atinja todo o seu potencial, seja na indústria do turismo ou na produção de alimentos pela agricultura familiar”, concluiu o deputado Júlio Campos.
Fotos: Edson Rodrigues/Assessoria
Assessoria: Juliana Arini