
Nesta quarta-feira, 01/03/2023, uma operação conjunta da Polícia Federal, Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), Força Aérea Brasileira (FAB), Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e Polícia Militar (PM) resultou na interceptação de uma aeronave carregada com aproximadamente 400 kg de drogas, em Alta Floresta-MT. O local da interceptação encontra-se a aproximadamente 30km da região central.
O avião de pequeno porte foi detectado sem autorização no espaço aéreo brasileiro por volta das 12h00 (horário de Brasília). Em resposta, a FAB empregou o caça A-29 Super Tucano e a aeronave radar E-99 para monitorar e interceptar o avião, seguindo o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.
Após a abordagem em solo, as forças de segurança encontraram aproximadamente 400 kg de cocaína na aeronave. O piloto conseguiu se evadir antes da abordagem das autoridades.
A operação é mais um esforço conjunto e integrado das forças de segurança envolvidas para a repressão a voos ilícitos em pequenas aeronaves carregadas com drogas. As investigações e investidas contra o tráfico de drogas continuam, com especial atenção à prisão das lideranças e descapitalização das organizações criminosas.
Em nota, a FAB destacou que trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro, e que a ação demonstra que o Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.
Essa ação conjunta é mais um exemplo da importância da integração das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. A ação coordenada das autoridades mostra que o Brasil está determinado a combater esses crimes e proteger a sociedade.
Fonte: Redação Alta Notícias