Bem-vindo(a). Hoje é - Alta Floresta - MT

Estado apreende oito tratores em operação integrada contra desmatamento ilegal

Nos siga no Instagram para receber as notícias em primeira mão!

Estado apreende oito tratores em operação integrada contra desmatamento ilegal

Sema-MT, Força Tática e Ciopaer realizaram 25 fiscalizações de alertas de corte de vegetação em dez dias

Lorena Bruschi
| Sema-MT

Desmatamento autuado pela Sema-MT na região Norte – Foto por: Sema-MT

Desmatamento autuado pela Sema-MT na região Norte

Uma operação conjunta entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a Força Tática da Polícia Militar e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) apreendeu oito tratores, um caminhão e uma motosserra, flagrados em uso para desmate ilegal. 

A operação aconteceu entre os dias 7 de 17 de fevereiro, e fiscalizou presencialmente 25 áreas da região Norte e Médio-Norte de Mato Grosso, após alertas do sistema de monitoramento por satélites apontarem retirada de vegetação, com potencial de expansão da área desmatada. 

Destes, dois tratores e uma motosserra foram removidos, enquanto o restante foi inutilizado no local, garantindo que o dano ambiental não continue. Além da fiscalização terrestre feita pelas equipes, esta ação contou com o apoio do Ciopaer para sobrevoar de helicóptero as áreas e fiscalizar localidades de difícil acesso.

As operações ocorrem de forma permanente em todo o estado com base nos alertas que apontam com precisão qualquer mudança na vegetação. Os dados são cruzados com as autorizações emitidas pelo órgão ambiental, o que direciona as equipes para onde está ocorrendo o desmatamento ilegal. 

Os alertas de desmatamento que orientam a fiscalização são emitidos pela Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que monitora todo o território estadual com imagens de alta resolução com satélites Planet. A ferramenta foi adquirida pela Sema em 2019, com recursos internacionais do Programa REM Mato Grosso. 

Nos últimos quatro anos, o investimento na prevenção e combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais chegou a R$ 180 milhões, com 27 mil alertas de desmatamento atendidos, 1,2 milhões de hectares embargados e R$ 5,2 bilhões em multas ambientais aplicadas.

Denuncie crimes ambientais

Quem se deparar com um crime ambiental deve denunciar por meio dos contatos: da Polícia Militar (190), ouvidoria da Sema (0800 065 3838 ou WhatsApp  (65)99321-9997), por e-mail (ouvidoria@sema.mt.gov.br) ou pelo Aplicativo MT Cidadão.

C

Fonte: mt.gov.br

COMPARTILHE!
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE