
A minivan elétrica Volkswagen ID Buzz iniciou os testes com tecnologia de condução autônoma na Alemanha.
O monovolume deixou as pistas de testes para rodar no trânsito real, de modo a avaliar suas capacidades na complexidade urbana.
Em Munique, nas ruas do centro da cidade, a ID Buzz fez sua primeira experimentação e aparentemente deu tudo certo.
A bordo estavam o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, e o diretor da Argo AI em Munique, Alex Haag, além de um piloto de testes, responsável por agir em uma situação de emergência.
Usando radares laser LiDAR, câmeras e sensores, a Kombi elétrica será colocada no mercado europeu nos próximos anos, mas não para os consumidores comuns.
O veículo será operado pelo serviço de compartilhamento MOIA e será uma alternativa de mobilidade urbana com propulsão elétrica e condução autônoma.
Com bilhões de euros investidos nessa tecnologia, VW e outros fabricantes esperam que os carros que andam sozinhos possam estar disponíveis para todos.
No caso da ID Buzz, as duas variantes comerciais do produto chegarão aos mercados dos EUA e Europa nos próximos dois anos, mas já se fala até em produção na América do Norte.
Com cinco lugares, o ID Buzz deverá receber uma variante longa com sete assentos, já que sua proposta é familiar e o mesmo pode até ser feito nos EUA, onde o apelo pela configuração é maior.
O mesmo deve ocorrer na China, após um trabalho de marketing para atrair o consumidor local.
Aqui, a Kombi elétrica deve receber a designação do modelo clássico e ser oferecida também como furgão.
A campanha de marketing deve apelar certamente para o modelo clássico para fazer exatamente uma ponte com o passado, apesar de o foco não ser volume.
Como sucessora legítima do modelo que saiu de linha em 2013, a ID Buzz ou Nova Kombi se juntará aos modelos ID.3 e ID.4, que podem até ter a companhia do ID.5 aqui.
Notícias Automotivas
Read More