Fiat terá um hatch e três SUVs elétricos na Europa

fiat centoventi concept 1 1

A Fiat acelera seus planos para ser uma marca 100% elétrica na Europa em 2027. Olivier François, CEO da marca italiana, disse que haverá 10 modelos principais da Fiat nos próximos anos.

Destes, quatro novos serão lançados na Europa e todos serão elétricos. O primeiro deles será a próxima geração do Punto, mas não chamado Punto.

Este produto será um hatch com pouco mais de 4,00 m de comprimento e terá um irmão crossover.

Olivier François revelou ainda que haverá três crossovers ou SUVs elétricos até 2027 e que eles terão atuação somente no segmento B, reforçando a posição da Fiat no segmento de entrada.

François disse: “Haverá um grande retorno no segmento B e crossovers. Voltamos aos segmentos mais relevantes. Só temos o 500X agora. Meu objetivo é ter três.”

Isso significa que a Fiat pode dispor aí de pelo menos três faixas de tamanho ou dois estilos de carroceria para estes produtos.

Um dos crossovers poderá ter pouco mais de 4,00 m de comprimento e acima disso, outros dois com carrocerias diferentes, porém, derivados.

fiat 500x yatching 4

Nesse caso, estamos falando em um SUV sucessor do Fiat 500X e outro com carroceria em estilo cupê.

Dificilmente a Fiat colocará os projetos brasileiros no mercado europeu, mas podemos pensar em uma dupla equivalente a Pulse e 376, mas de tamanho maior.

Assim, a Fiat também entrada na onda do crossover-cupê, mas elétrico, assim como um SUV maior com algo entre 4,25 e 4,30 m.

Com menos de 4,00 m, apenas o hatch Panda fará parte do pacote, tal como o Fiat 500, que continuará.

Comenta-se que todos os modelos da Fiat na Europa terão entre 3,6 m e 4,5 m, com François apontando que a Citroën é “prima” da Fiat.

A indicação é que o duplo chevron pode ir até  segmento D, mas a Fiat não.

Sobre o futuro elétrico da Fiat, François comentou: “A Fiat deveria ser a Tesla do povo : elétrico para todos. Claramente, precisamos que o custo da eletrificação diminua. Em 2027, estaremos prontos, mas possivelmente, antes. Dependerá do custo. Quero que sejamos a primeira marca do mercado de massa a ser apenas elétrica.”

[Fonte: Autocar]

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!