Alemã Borgward morre pela segunda vez em sua história

borgward bx5 bx6 ts 2

A Borgward morreu novamente. A histórica marca alemã que foi trampolim para a ascensão da BMW no pós-guerra não resistiu à gestão chinesa e sucumbiu como em 1961.

Quase há exatos 60 anos, a Borgward some do mercado europeu e chinês, depois de um retorno em 2008 com apoio financeiro da Foton.

Inicialmente chefiada por Christian Borgward, neto do fundador da marca, Karl Friedrich Wilhelm Borgward, a empresa chegou a vender centenas de carros na Alemanha.

O projeto envolvia até a construção de uma fábrica e centro de pesquisa e desenvolvimento na Alemanha, mas o grosso da produção sairia da China, onde a Borgward se apoiou em plataformas da Foton.

A ideia era que a marca retornasse como uma bandeira premium, concorrendo assim com Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Assim, a Borgward bem que tentou, com crossovers e SUVs bem desenhados e inspirados no passado, tal como acabamento interno de orientação totalmente germânica, lembrando muito a BMW.

Os modelos da linha BX chegaram a ter variante de tração 100% elétrica e até mesmo uma revenda foi montada em Buenos Aires para o desembarque da marca.

borgward bx5 china 3 1

Contudo, a Borgward não conseguiu acelerar as vendas sob gestão da Foton e esta vendeu seu controle acionário de 67% para uma empresa de táxis chinesa em 2018.

A UCAR, nova controladora, fez as vendas subirem muito no ano seguinte, mas o motivo é que eles compraram a produção para atender a própria frota.

Então, de mais de 45 mil carros em 2019, o volume caiu para 8,7 mil em 2020 e 3,5 mil em 2021.

Sem investimentos dentro da própria China, a Borgward – que saiu anos antes da Europa – naufragou novamente, como em 1961.

Neste ano, a empresa alemã, muito popular na fabricação de microcarros, acabou tendo sua estrutura comprada pela BMW após a falência, algo que ainda gera controvérsia na Alemanha.

Aqui no Brasil, a Borgward seria mais um fabricante de carros na época da GEIA, mas a má gestão no fim dos anos 50 na Alemanha, levou a montadora à falência e ao fim do projeto brasileiro em 1960.

 

 

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!