Volvo XC60 e XC90: mais potência e autonomia no Brasil

A Volvo Cars já comunicou os concessionários brasileiros da chegada dos modelos XC60 e XC90 atualizados, que ganharam mais potência combinada e mudanças também na autonomia, agora maior.

Os dois SUVs da marca nórdica chegam importados da China e Suécia, respectivamente.

As alterações nos dois utilitários esportivos híbridos plug-in começam com perda e, nesse caso, referente ao motor Drive-E 2.0, que passa de 320 para 317 cavalos.

Provavelmente essa redução se deve à adequação do mesmo ao Proconve L7, visto não ter sido noticiada na Europa, permitindo assim que o Drive-E continue a operar nos dois modelos escandinavos.

Além disso, o Drive-E perdeu o supercharger, substituído por um gerador de partida integrado de 54 cavalos.

Com isso, a Volvo reduziu o turbo lag existente no modelo anterior, melhorando assim a performance.

No modo EV, os XC60 e XC90 agora podem subir aclives apenas com potência elétrica e a velocidade final com energia agora é de 140 km/h.

Contudo, a perda de 3 cavalos nem se compara ao ganho com o motor elétrico, que passou de 87 para 145 cavalos, um aumento de 58 cavalos.

Combinadamente, os XC60 e XC90 passaram de 407 para 462 cavalos, um acréscimo de 55 cavalos.

Além disso, há aumento de torque de 65 kgfm para 72 kgfm, um adicional de 7 kgfm.

Já as baterias de lítio passaram de 11,6 kWh para 18,8 kWh, aumentando a autonomia para 71 km no caso do XC90 e 78 km para o XC60.

As novas baterias têm um novo método de comunicação da autonomia máxima atingível.

Agora, o alcance apresentado mudará de acordo com temperatura externa, clima, estilo de condução e velocidade de condução.

O comunicado fala ainda que a autonomia pode mudar de um dia para o outro, mesmo com a bateria estando 100% carregada.

No modo “B”, a capacidade de recuperação de energia para a bateria aumentou.

Outra mudança, esta exclusiva do XC60, é que agora ele vem com modo “Creep”, que permite uso do freio motor elétrico para reduzir a velocidade até parar, como no modo One Pedal Drive do XC40 elétrico.

As mudanças ainda não foram divulgadas oficialmente pela Volvo Cars e o XC60 referido, tem o código “H6” no número do chassi.

Agradecimentos ao Dimitris.

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!