
A Volkswagen pode estar perto de anunciar a picape Tarok com produção na Argentina. Nesta semana, a montadora alemã se reuniu com o governo local, na Casa Rosada, em Buenos Aires.
Pablo Di Si, CEO da VW na região, também esteve presente, além de outros representantes da empresa e do governo.
O encontro foi considerado “muito produtivo” na visão do governo argentino e um dos pontos abordados foi o aumento da produtividade da Volkswagen no país.
Sobre o assunto, Di Si, comentou: “Vemos uma indústria próspera. Muito crescimento, principalmente no segmento de SUVs e pick-ups. Investimos mais de um bilhão de dólares nos últimos três anos e agora estamos recebendo os frutos desse investimento”.
O executivo argentino completou: “Claro que não paramos por aí. Estamos conversando com o ministro há vários meses para fazer um possível anúncio, que estamos perto de fechá-lo, para continuar investindo em mão de obra, muita inovação e produção no país”.
Nesse caso, Pablo Di Si pode estar se referindo à picape monobloco Tarok, apresentada como conceito no Salão do Automóvel de 2018 e que até agora não se materializou.
Como se sabe, a Argentina é um grande produtor de picapes e – assim como com os SUVs – a VW está empenhada em investir nisso.
Ainda que faça a Amarok atual no país, ela não durará para sempre sem uma nova geração. Então, em seu lugar, a Tarok tem mais potencial para gerar volumes e aumentar as exportações do país vizinho.
Buscando assegurar apoio e incentivos da Casa Rosada, a VW quer garantias que de poderá investir nisso, ampliando assim a capacidade de General Pacheco.
A Tarok é uma proposta de peso para a VW atuar no segmento de picapes monobloco, rivalizando com a Fiat Toro e outras que surgirem.
Usando a plataforma modular MQB, ela pode ser feita na mesma linha do Taos, SUV médio fabricado por lá, reduzindo os custos de produção.
O emprego do motor EA211 1.4 TSI com transmissão automática de seis marchas, seria mandatório, assim como opção com tração AWD numa eventual proposta R-Line, com o 2.0 TSI de 230 cavalos.
A VW não deve apostar em diesel com a Tarok, mas pode fazê-lo, sem problemas. Com esse plano, a VW e a Argentina ganhariam com o novo produto, assim como o segmento de picapes, com mais uma opção.
[Fonte: Governo da Argentina]
Notícias Automotivas
Read More