Toyota Mirai ganha condução semiautônoma nos EUA

toyota mirai 1

O Toyota Mirai recebeu um sistema de condução semiautônoma nos EUA que utiliza tecnologia mais avançada para que o motorista possa tirar as mãos do volante com segurança.

O sedã grande movido por hidrogênio líquido, agora dispõe de radar laser LiDAR para fazer a varredura eletrônica frontal na via, ampliando assim a segurança.

Batizados de Advanced Drive e Advanced Park, duas funcionalidades do sistema permitem que o Mirai assuma a direção sob certas condições.

A tecnologia foi desenvolvida para ser usada em estrada e sob supervisão do motorista, sendo este o Advanced Drive, que custa US$ 5.170.

A Toyota fala em “planejar e executar comandos de aceleração, frenagem e direção sob supervisão ativa do motorista”, bem como “manter o veículo dentro da faixa, seguir outros veículos, mudar de faixa, navegar em certos cruzamentos e engarrafamentos e ultrapassar veículos mais lentos”.

Embora a Toyota tente descrever seu sistema, a verdade é que ela está com os dois pés atrás ao anunciar a tecnologia que pode, de fato, fazer o carro andar sozinho, porém, como não há legislação sobre carros autônomos, ela se resguarda.

toyota mirai 2

Isso fica bem claro quando ela descreve a tecnologia embarca com um radar laser LiDAR, dois radares de curto alcance, um radar de longo alcance e um conjunto de câmeras com visão em 360 graus.

Com isso e mais alguns sensores menores, o Toyota Mirai supostamente pode rodar como um Tesla com Auto Pilot, se alguns níveis não forem devidamente bloqueados.

Como se sabe, os japoneses não se arriscam além da conta e mesmo com mapeamento digital, assim como GPS de alta precisão, o Mirai terá que funcionar com toques e comandos do motoristas em intervalos curtos.

Existe uma função que avisa o condutor de que ele pode tirar as mãos do volante e isso é um passo além. Tendo 185 cavalos e indo de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, o Mirai tem autonomia de 647 km.

Os preços começam em US% 49.500, mas a versão completa sai por US$ 66.000.

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!