Terremoto: Toyota suspende 11 fábricas no Japão

toyota japao 1

Um terremoto ocorrido no Japão interrompeu a produção em 11 fábricas da Toyota, que ficarão três dias inoperantes por conta dos efeitos do tremor, que atingiu o país com intensidade de 7,4 graus na escala Richter.

O terremoto aconteceu na região nordeste do Japão e ocorreu às 23,36h do horário local na quarta-feira, matando pelo menos três pessoas e ferindo mais de 200. Foram afetadas 18 linhas de produção.

A Toyota prestou condolências aos familiares das vítimas. Há duas semanas, a montadora foi alvo de um ataque cibernético que suspendeu a produção de 14 fábricas por um dia.

Num comunicado, a Toyota comentou: “Devido à escassez de peças resultante de fornecedores afetados pelos terremotos, ajustes adicionais serão feitos nas operações de produção em algumas fábricas no Japão da seguinte forma”

No abalo sísmico atual, além da Toyota, a empresa Renesas também suspendeu a operação, contudo, a companhia é fornecedora de chips para a indústria automotiva.

Com a parada da Toyota e mais a Renesas, o setor automotivo perde como um todo, ainda mais num momento de crescimento da contaminação do Covid-19 e também a Guerra da Ucrânia.

A Renesas é o maior produtor de semicondutores para a indústria automotiva global e responde por um terço de toda a cadeia de suprimentos do setor.

Segundo a LMC Automotive, a estimativa é que de 25.000 a 35.000 carros deixem de ser produzidos no Japão.

No entanto, a atual situação global promete influenciar mais e a Toyotya já tem a projeção de que pelo menos 150.000 carros deixarão de ser feitos entre abril a junho devido à crescente incerteza da cadeia de suprimentos.

Jeff Schuster, presidente da LMC para as Américas, disse: “Esta é apenas mais uma camada em cima de um sistema já frágil, onde estamos vendo muita pressão no lado da manufatura do negócio”.

Schuster completou: “Certamente é algo que a indústria não precisava neste momento.”

[Fonte: CNBC]

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!