Projeto de lei quer carro popular a diesel no Brasil

logan eco2

Que tal um carro diesel? Em tempos de guerra dos combustíveis, um automóvel com propulsor de ciclo Diesel seria ótimo para economizar, não é mesmo?

Agora, acrescente a esse sonho um carro popular abastecido com óleo combustível… Pois é, hoje está difícil até de encontrar um automóvel “popular”, que dirá à diesel.

No entanto, um projeto de lei, protocolado nesta semana na Câmara dos Deputados, quer tornar realidade essas duas coisas: diesel e carro popular.

De autoria do deputado federal Heitor Freire (União), o texto do PL visa autorizar a comercialização de carros de passeio movidos a diesel.

Como já se sabe, é claro, a Portaria MIC 346 deu cabo dos carros a diesel no Brasil, onde o único motor pequeno a óleo sobrevivente foi o 1.5 D da VW, o “Control Kombat” dos veleiros…

Pelo projeto de lei de Heitor Freire, os herdeiros do “Control” surgiriam no mercado para equipar carros pequenos, fazendo assim com que siglas como dCi, TDI, CDTI e Multijet sejam mais comuns.

Publicada em 1976, a MIC 346 encerrou o Brasil ao carro diesel, abrindo assim caminho para o carro a álcool e deixando o queimador de óleo para utilitários e comerciais leves.

Freire justifica o projeto: “Com o preço dos combustíveis aumentando em patamares nunca vistos antes, continuar proibindo a fabricação de carros leves movidos a óleo diesel é um capricho do mercado automotivo que prejudica unicamente o acesso do cidadão comum a um combustível mais barato”.

Bom, o combustível mais barato é devido ao subsídio para reduzir o custo do transporte, dado que no exterior, o diesel é sempre o mais caro.

Ainda assim, quem pode ter um carro diesel – no caso de SUVs e picapes – está bem na fita, apesar da alta incrível do óleo combustível.

Sem dúvidas, a eficiência energética é muito maior que os carros flex e certamente carros como um Fiat Argo 1.3 Multijet de 94 cavalos, alçariam bem mais que 20 km/l sem esforço.

[Fonte: O Povo]

 

 

Notícias Automotivas
Read More

COMPARTILHE!