
A Hyundai Santa Cruz é a única rival da Ford Maverick no mercado americano. Todavia, nos EUA, a disputa pelo consumidor vai além do que a imprensa promove em comparativos.
As marcas de carros acionam seus departamentos de marketing e a briga pela atenção do comprador acaba mesmo na TV e nas redes sociais.
Nesse caso, a Hyundai partiu para o ataque com uma propaganda onde a picape Santa Cruz é apresentada como vitoriosa em todos os aspectos de comparação com a Maverick.
Na propaganda, a Hyundai diz: “O Ford Maverick não tem chance. Hyundai Santa Cruz vence todas às vezes.”
Contudo, nos comparativos apresentados pela Hyundai, a Santa Cruz não é assim tão vitoriosa em todos os aspectos em relação à Maverick.
A marca sul-coreana fala de melhor sensor de ponto cego, maior capacidade de reboque e garantia mais abrangente nos EUA.
Neste último, realmente a Santa Cruz tem uma garantia muito superior à Maverick, com 10 anos de garantia ou pouco mais de 160.000 km rodados.
A Ford só dá cinco anos de garantia e menos de 100.000 km rodados. Por lá, a Kia também segue a Hyundai com cobertura de uma década.
Acredita-se também que a comparação de capacidade de reboque, que no caso é de 2.268 kg na Santa Cruz, não é a melhor métrica, visto que o consumidor vem dos SUVs ou iriam para este segmento.
Normalmente são as picapes de chassi focadas no reboque, mas a Ford divulgou a Maverick com reboque.
Neste, a picape da Ford realmente perde com até 1.814 kg num reboque com freio próprio. Já a Hyundai menciona a Santa Cruz com 2.268 kg, ou seja, ganha nesse aspecto.
Essa capacidade é suficiente até para puxar um pequeno veleiro com carreta de encalhe e nem precisa mesmo de uma picape de chassi de porte médio ou grande.
Por fim, a Maverick tem o Blis para monitoramento de ponto cego e também alerta de tráfego traseiro, ou seja, tem algo a mais que a Santa Cruz.
Veremos quando ela chegar ao Brasil para exatamente atuar contra a picape da Ford.
[Fonte: Auto Evolution]
Notícias Automotivas
Read More